Conjunto Aluminizado: EPIs indicados para Trabalhadores que atuam junto ao Calor Radiante

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis à realização de atividades que possam comprometer a integridade física, bem como a saúde do trabalhador. Em ocupações que envolvem altas temperaturas como siderurgia, metalurgia, soldagem e forno, por exemplo, o uso de um Conjunto Aluminizado torna-se essencial para garantir o bem-estar do funcionário.

A maioria desses profissionais trabalha em ambientes com altíssima emissão de raios infravermelhos, dessa forma, a irradiação conhecida como calor radiante eleva drasticamente a temperatura local. Essa exposição, se não for devidamente contida pelo uso de equipamentos confeccionados em material refletivo, pode ocasionar desde desidratação a queimaduras graves e problemas na visão.

Pensando na segurança da sua equipe, separamos uma lista dos EPIs indispensáveis para os trabalhadores expostos ao calor radiante, eliminando os prejuízos à sua saúde. Confira!

EPIs que compõem o Conjunto Aluminizado

Além de proteger quanto à irradiação de raios infravermelhos, o uso desses itens protege contra respingos ou até mesmo de fagulhas provenientes de fontes de calor extremo.

Avental Aluminizado

Um dos EPIs mais conhecidos e utilizados é o Avental em Carbono Aluminizado. Utilizado em diversos setores da cadeia industrial, esse item, a título de comparação, tem a mesma função que o caseiro, impedir o contato direto de algum agente (inclusive o térmico) com a roupa de quem o está usando.

Contudo, os aventais para exposição a altas temperaturas são elaborados com aramida, uma fibra que os torna altamente resistentes tanto térmica quanto mecanicamente, sendo usada inclusive na confecção de coletes à prova de bala.

Há dois tipos de aventais para exposição a agentes térmicos e a sua utilização depende diretamente da exposição ao calor radiante.

Esse equipamento promove maior liberdade de movimentos a quem o utiliza, tendo regulagem no pescoço e na cintura. Entretanto, não são todos os tipos de processos que podem usar este item, já que ele protege apenas do calor radiante frontal. Trabalhadores alocados em ambientes com mais de uma fonte de calor devem usar uma peça com maior poder de proteção.

Diferente do anterior, o Avental Aluminizado Barbeiro protege não só o tronco do trabalhador como também seus membros superiores, por isso é mais indicado para processos com maior exposição a agentes térmicos. As mangas possuem tiras para fixação e ajustes, o que permite maior segurança contra queimaduras. Já o elástico nas costas facilita a adaptação ao corpo, dando mais flexibilidade aos movimentos.

Calça Aluminizada

Nos casos em que é preciso maior proteção do trabalhador contra os agentes térmicos, respingos ou contato com metal fundido, a Calça Aluminizada é indispensável para a segurança. Elaborada no mesmo material do Avental Aluminizado (fibra de aramida carbono aluminizado), a Calça Aluminizada recebe ainda uma forração interna frontal em tecido de algodão antichama e, graças ao velcro e cordão, ajusta-se ao corpo, dando mais conforto ao trabalhador.

Perneira Aluminizada

Esse item de segurança é destinado à proteção das pernas, na região que compreende o pé ao joelho. Também deve ser confeccionada em aramida carbono aluminizado para exposição ao calor.

Luva Aluminizada

Já para proteção das mãos é preciso o uso de Luvas Aluminizadas nessa mesma composição de materiais. A parte interna recebe tecido de algodão antichama, o que deixa seu uso mais confortável, quesito essencial para utilização dos EPIs pelos funcionários, já que muitos alegam não aderir ao uso dos equipamentos devido ao desconforto ocasionado por eles, o que eleva o risco de acidentes.

Capuz aluminizado

Nos trabalhos com exposição a altas temperaturas, como em fornos, por exemplo, é necessário realizar ainda a proteção da face, pescoço, cabelos (lembre-se de que são inflamáveis) e da visão. Por esse motivo, alguns profissionais devem usar o Capuz Aluminizado a fim de se resguardar contra respingos, queimaduras provenientes do calor radiante e ainda o ofuscamento de fontes incandescentes.

Para proteger a visão, há dois tipos de capuz, um com visor inteiro e outro com visores individuais. A quantidade de luz irradiada no local é que irá indicar qual o mais adequado a cada ocasião.

Os visores desses capuzes possuem filtros de luz para radiações infravermelhas e ultravioletas, garantindo proteção contra ofuscamento e possíveis lesões na visão.

A importância de usar Equipamentos de Proteção Individual

O uso destes EPIs é regulamentado pela NR 14, que garante ao trabalhador acesso aos itens necessários para sua segurança e saúde, mas a conservação é de obrigatoriedade de quem os utiliza. Manter seus equipamentos em perfeito estado de conservação é garantir seu próprio bem-estar.

Na hora de escolher os equipamentos utilizados por você ou sua equipe, busque sempre materiais de qualidade como a Aramida Carbono Aluminizada. É importante ressaltar ainda, que devido ao contato com fontes de calor, esses equipamentos de proteção precisam ser confeccionados com material antichama para evitar qualquer risco de incêndio.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre como o Conjunto Aluminizado pode proteger sua equipe do calor radiante ou tem algum equipamento que não foi abordado aqui, mas você gostaria de saber mais sobre ele, não deixe de comentar em nosso blog e teremos um enorme prazer em respondê-lo.

Obrigado por estar conosco.

Um grande abraço,

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura