Para garantir a integridade física e a saúde do trabalhador, as Normas Regulamentadoras exigem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. A maioria dos profissionais que trabalha na siderurgia, metalurgia, soldagem ou forno sofre com a emissão de raios infravermelhos, também conhecida como Calor Radiante.
Essa exposição, se não for devidamente contida pelo uso de equipamentos adequados, pode ocasionar desde desidratação a queimaduras graves. Um dos itens de proteção utilizados para prevenir tais danos é a Capa Aluminizada. Conheça melhor esse equipamento!
O que é um EPI de Alta Temperatura?
Os EPIs são regulamentados pela NR-06 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que compreende “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.
Assim, um EPI de Alta Temperatura precisa não só proteger contra os efeitos da radiação, como também do contato com metais fundidos ou fontes de calor.
Como são confeccionados os EPIs Aluminizados?
Os EPIs de Altas Temperaturas precisam ser confeccionados em material reflexivo, mas há outros requisitos necessários para garantir a sua eficiência. Nos EPIs Aluminizados da SUPREMA, por exemplo, são utilizadas cinco camadas de tecido que se intercalam pra dar maior proteção ao trabalhador ao refletir o Calor Radiante.
Nesse processo de fabricação, duas películas de alumínio são unidas por um filme de proteção, o que resulta em uma resistência à abrasão muito maior. Estas camadas de películas são aquecidas próximo ao ponto de fusão e fixadas no tecido por um adesivo estável ao calor através de um processo de extração a vácuo (sucção), fundindo todas as camadas.
Dessa maneira, sua fixação ao tecido é total, oferecendo maior resistência mecânica, térmica e, consequentemente, maior vida útil.
Para que serve a Capa Aluminizada?
Utilizada em diversos setores da cadeia industrial, a Capa Aluminizada serve para impedir o contato direto de algum agente (inclusive o térmico) com a roupa de quem a está usando. Sua função é proteger não só o tronco do trabalhador, como também seus membros superiores, por isso é indicada para atividades expostas a Altas Temperaturas.
Para garantir sua resistência, esse EPI é confeccionado em aramida carbono aluminizado, uma fibra que o torna altamente resistente, sendo usada inclusive na confecção de coletes à prova de bala.
Suas mangas são largas e possuem duas camadas de tecido, além de uma tira que permite maior segurança contra queimaduras. O fechamento é frontal em velcro e botão, garantindo praticidade e segurança. Possui ainda uma gola tipo padre, além de nesga nas axilas e ventilação traseira em tecido antichama.
Como utilizar a Capa Aluminizada?
A Capa Aluminizada deve ser vestida sobre a roupa comum, permitindo a retirada desse EPI em locais abertos. Dê preferência a tecidos 100% algodão que facilitarão o conforto térmico. É preciso vestir primeiro a Calça Aluminizada para só em seguida colocar a Capa.
O velcro deve ser fechado primeiro, seguido do encaixe dos botões. As mangas precisam ser ajustadas para que não haja folgas. Além do mais, é preciso que a vestimenta esteja em tamanho e condições de uso adequados.
Quando usar a Capa Aluminizada?
Devido à sua grande resistência ao calor, a Capa Aluminizada é indicada para a exposição ao calor radiante e a respingos de metal em fusão de até 1600°C como o trabalho em:
- siderurgias;
- fundições;
- tratamento térmico;
- vidrarias;
- ambientes onde ocorrem respingos de metais.
Como conservar o EPI Aluminizado?
Para aumentar a durabilidade da sua Capa Aluminizada, é preciso adotar algumas medidas, como:
- para a lavagem, prefira utilizar sabão neutro e não utilize alvejantes;
- a face aluminizada deve ser limpa com pano úmido;
- para melhor higienização interna, vire a peça pelo avesso e lave o forro;
- seque a Capa na sombra, para não danificá-la quando exposta ao sol;
- nunca a guarde molhada ou úmida, para não criar mofo ou outras bactérias;
- não dobre, nem misture junto a suas peças de roupa;
- guarde-a corretamente em local arejado e longe do calor ou umidade.
Como saber se o EPI Aluminizado é realmente seguro?
Para garantir a eficiência do EPI Aluminizado, é necessário que se cumpram as medidas definidas pela legislação vigente e em conformidade com os padrões internacionais de segurança. Após os testes de desempenho, quando aprovado, o EPI recebe o CA (Certificado de Aprovação) e sua comercialização passa a ser autorizada.
Por isso, antes de adquirir uma Capa Aluminizada é importante verificar se a embalagem do produto não está violada e se apresenta o CA.
Onde encontrar a Capa Aluminizada?
No mercado de EPIs há mais de 15 anos, a SUPREMA fornece Capas Aluminizadas em acordo com as normas técnicas, seguindo padrões de segurança internacionais como o ISO 11611 e o ISO 11612. Conheça nossos produtos!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura