nr-14

NR 14 – Atualizada e resumida para o mercado de EPIs

A NR-14 é uma das 36 Normas Regulamentadoras existentes e obrigatórias para empresas tanto do setor público quanto do privado que tenham funcionários regidos pela CLT.

Essas normas começaram a ser utilizadas em junho de 1978, quando foi aprovada a Portaria nº 3.214, que implantou as Normas Regulamentadoras relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho.

Entre as 36 normas existentes, umas são mais específicas que as outras. É o caso da NR-14, que é uma das mais curtas e trata de forma específica sobre a construção de fornos e o trabalho realizado neles.

O que é e para que serve a NR-14

A NR-14 é o conjunto de normas técnicas que define os padrões que devem ser adotados na construção, instalação, utilização e manutenção de fornos em empresas e indústrias.

Ela serve para dar segurança tanto para a empresa quanto para os funcionários que trabalham na operação de fornos e estão sob os riscos das temperaturas elevadas e gases tóxicos.

Objetivo da NR-14

O objetivo da NR-14 é garantir que os operadores de forno tenham qualidade e segurança durante a operação, uma vez que a atividade é de risco. Por isso ela orienta em relação à construção dos fornos e de como ela deve ser feita.

Para começar, os fornos devem ser construídos em material sólido, revestidos com material refratário de forma que o calor não ultrapasse os limites de tolerância especificados na NR-15.

A instalação deles deve ser feita em local adequado, com o máximo de segurança e conforto para os trabalhadores, evitando o acúmulo de gases nocivos e temperaturas elevadas nos arredores.

Além disso, a NR-14, juntamente com a NR-15, trata da insalubridade, uma vez que o trabalho com forno expõe os trabalhadores a:

  • Fumaça;
  • Fumos;
  • Calor excessivo;
  • Gases tóxicos/nocivos;
  • Risco de explosão e incêndio.

Essa exposição contínua e por longo período pode trazer problemas dos mais variados tipos para os trabalhadores, sem falar nos riscos de acidentes graves como explosões e incêndios, que em sua maioria, não têm como prever.

Por isso seguir as normas técnicas e fazer uso de equipamentos de proteção individual é importante para a saúde e bem-estar dos funcionários e da empresa de um modo geral.

EPIs de proteção ligados à NR-14

Entre os EPIs para proteção a altas temperaturas é importante destacar a proteção para a cabeça, membros superiores e inferiores e o tronco.

Um dos principais EPIs para a cabeça é o Capuz Forneiro. Para os membros superiores temos a Luva Aluminizada, para os inferiores temos a Calça Aluminizada e a Perneira Aluminizada.

E para o tronco, a maior área do corpo exposta aos riscos do forno, temos o Avental Aluminizado tipo Barbeiro, que protege o tronco e os membros superiores. Ele é produzido com tecido de fibras mistas de aramida e carbono aluminizado, com forro em tecido de algodão com tratamento antichama.

O uso desses equipamentos é obrigatório e está documentado nas NRs, garantido aos operadores segurança durante todo o trabalho.

Para se prevenir dos riscos é fundamental seguir as orientações tanto da NR-14 quanto da NR-15 e fazer uso dos EPIs adequados para trabalhar em fornos.

A prevenção é uma via de mão dupla

Não adianta a construção dos fornos estar de acordo com a NR-14, ter usado materiais de qualidade se os operadores não utilizarem os EPIs adequados. E vice-versa.

Mas não basta apenas distribuir os EPIs para a equipe. É preciso monitorar o seu uso e o desgaste, para que sejam substituídos no tempo correto, evitando assim acidentes por desgaste do equipamento.

Assim como a indústria tem as normas de construção para seguir, os operadores de forno também têm, e ambos seguindo essas normas vão garantir mais segurança e menos transtornos para todos os envolvidos no processo.

Na sua empresa, como é monitorado o uso e o desgaste dos EPIs? Com qual frequência é feita a substituição deles?

Compartilhe conosco nos comentários e se tiver alguma dúvida, fique à vontade para falar conosco. Temos uma equipe pronta para te ajudar com EPIs para Alta Temperatura.

Abraços.

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

 

Posts relacionados

NR 7 atualizada: o que é, para que serve e como colocar em prática

NR 15: o que é, onde se aplica e como implementar na empresa

nr-15-entenda-a-norma-regulamentadora-1

NR15: Entenda a Norma Regulamentadora

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *