3-maneiras-de-criar-uma-eficiente-campanha-de-prevencao-de-acidentes

3 “regras” para criar uma eficiente campanha de prevenção de acidentes

A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é uma preocupação crescente em todo o mundo. No Brasil, o conceito prevencionista surgiu por volta de 1891 e vem recebendo cada vez mais adesão ao longo dos anos, principalmente após a criação da CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

Tal preocupação se justifica pelos altos índices de acidentes de trabalho no país. De acordo com dados oficiais, ocorreram aproximadamente 549.000 acidentes de trabalho em 2017. Dentre esses números, estão casos de afastamento, incapacitações, mutilações e até mesmo óbitos.

Imagine, então, a gravidade desses índices se não houvesse campanhas preventivas nas empresas! O resultado seria catastrófico!

Sabendo da importância de se adotar medidas prevencionistas, separamos 3 maneiras de se criar uma campanha de prevenção de acidentes eficiente. Fique atento às nossas dicas e as ponha em prática no seu ambiente de trabalho.

1 – Defina um plano de ação

O primeiro passo para qualquer evento é definir como ele ocorrerá. Então, procure traçar um levantamento de quais setores da sua companhia apresentam maiores riscos, índices de acidente ou queda na produtividade por problemas de saúde ou afastamentos.

Investigue ainda quais as principais causas desses problemas e quem é o público-alvo dessas ações. Em seguida, estipule um cronograma de ações a serem realizadas para a realização da campanha como definir a data, reservar o local, checar equipamentos de mídia, convidar palestrantes, criar o material do evento e divulgar a campanha.

Selecione uma equipe que possa ajudar nesse evento e realizem reuniões de ajustes para que tudo saia como planejado.

2 – Divulgue a campanha e esteja aberto a sugestões

Saber como se comunicar e qual seu público é muito importante para a efetividade de um evento. Então, saiba que tudo precisa estar muito claro, com as informações mais importantes em destaque, como data, hora, local e dia.

Sempre que precisar passar uma informação, busque alinhar a sua fala ao nível de conhecimento de quem estará ouvindo. Por exemplo, digamos que exista uma campanha com um foco maior em EPI e seja necessário promover o uso de Aventais Aluminizados sem Mangas.

Embora seja um produto usado no setor industrial, se o foco for ser mais educativo, é possível realizar uma comparação com o Avental Térmico de Cozinha. O diálogo, assim, seria mais interessante para um público leigo do que se fosse voltado exclusivamente para Profissionais de SST.

Comunicar o propósito do evento e o porquê estar presente naquele ambiente é importante, mas não se trata apenas de envolver as pessoas com uma narrativa comovente, é fazer com que se engajem pela causa.

Além do mais, é preciso entender que as pessoas têm níveis de aprendizado diferentes. Então, crie um canal para atender às dúvidas individualmente e deixe os colaboradores livres para abordá-lo com opiniões e sugestões. Quando são valorizadas, as pessoas participam com mais desenvoltura.

3 – Estimule a participação de todos

Sua comunicação precisa contar uma história, mas também engajar, atrair a atenção e comover as pessoas. Conquistar e convencer seu público a prestar atenção em sua mensagem e em participar da campanha. Imagine uma forma mais atrativa de falar sobre um, por exemplo, Conjunto Aluminizado ao invés de ser extremamente técnico.

Quando as pessoas não se identificam com o que você está falando, tendem a simplesmente ignorar a informação recebida.

Procure uma forma do seu público entender por que a sua participação na campanha é importante. Principalmente quando o seu interesse é que ele se interesse pelo assunto e comece a criar as próprias campanhas em seu ambiente de trabalho.

É difícil definir o que vai engajar uma pessoa ou não, mas comece pensando no que já foi feito sobre o assunto e em quem chamar se houver uma palestra. Depois que fizer o famoso “feijão com arroz”, pense no que não foi dito ainda, será que todas as áreas de segurança e prevenção de acidentes foram alcançadas?

Considere formas de envolver seu público para a construção de algo positivo que vá além daquele período do evento.

Agora, conta para a gente: tem mais alguma ideia de como realizar uma campanha de prevenção de acidentes ou quer acrescentar outro ponto? Queremos ouvir o que você tem para dizer, por isto, deixe aqui o seu comentário.

Até a próxima!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

perda-de-eletrolitos-o-que-e-como-calcular

Perda de eletrólitos: o que é, como calcular e resolver

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *