dicas-de-seguranca-para-voce-compartilhar-neste-inicio-de-ano

5 dicas de Segurança para você compartilhar neste início de ano!

Começo de ano é sempre época de renovar as energias e o otimismo, de se prometer mudanças e a adoção de hábitos mais saudáveis. Daí porque muitas empresas aproveitam esse período para estimular seus colaboradores a adotarem medidas preventivas.

Então, que tal usar o momento também para compartilhar 5 dicas de segurança com a sua equipe?

1. Estabeleça metas a serem seguidas

O primeiro passo é fazer com que toda a sua equipe se envolva em prol da segurança. Para isso, é preciso mostrar que cada um é responsável por tornar o local de trabalho um sempre mais seguro. Assim, o ideal é fazer listas de tarefas com objetivos a serem atingidos individual e coletivamente.

Além do mais, passe a mostrar que todos são realmente importantes e que isso não é apenas “da boca para fora”. Peça que deem suas ideias, ouça feedbacks e sempre elogie os colaboradores que atingirem suas metas.

2. Ofereça atualizações constantes

Esse período de renovações também é ideal para realizar novos treinamentos que garantam a segurança no local de trabalho. Muitas vezes, mesmo os trabalhadores mais experientes acabam deixando de lado as medidas preventivas.

Isso ocorre porque a maioria das precauções tomadas diariamente se tornam tão cotidianas que entram no modo automático e acabamos esquecendo da sua real importância. Assim, é fácil deixá-las de lado! São nesses momentos que os acidentes ocorrem.

Lembrar toda a sua equipe dos riscos de não usar o Avental Aluminizado, por exemplo, durante a execução de atividades em Altas Temperaturas pode causar sérios riscos, tanto à integridade dos seus colaboradores como a produtividade da sua empresa.

Principalmente, se houver novas contratações, realizar treinamentos de atualização constantes é essencial para evitar acidentes.

3. Verifique a qualidade dos equipamentos

Não dá para garantir a segurança e a saúde dos seus colaboradores sem investir na qualidade dos equipamentos de proteção. Por isso, antes de comprá-los, pesquise as empresas fabricantes, veja suas credenciais, se os seus EPIs possuem Certificado de Aprovação e que materiais utilizam na confecção.

Na SUPREMA, por exemplo, todos os nossos EPIs possuem o CA (Certificado de Aprovação), são confeccionados em tecido aramida carbono, altamente resistente, e revestido em algodão antichama, para garantir o conforto dos colaboradores.

Além do mais, garanta uma inspeção regular dos EPIs que já possui. Verifique se estão em condições de uso adequadas e não precisam ser repostos. Caso haja necessidade, como Luvas Aluminizadas muito utilizadas, realize a troca por uma nova.

Se tiver estoque, observe ainda se os itens estão dentro do prazo de validade. É interessante consultar o fabricante para saber se algum EPI foi atualizado e precisa passar por uma nova inspeção ou substituído.

4. Avalie as instalações

Não são só os EPIs que devem ser inspecionados, os maquinários e as instalações da empresa também. É preciso observar se não há perigos visíveis e se o local de trabalho está organizado de forma a evitar possíveis acidentes.

É indispensável que os colaboradores saibam exatamente onde podem encontrar cada material ou equipamento, por isso, cuidar da organização dos espaços também é muito importante. Objetos espalhados pelo local de trabalho podem causar tropeços e torções; caixas mal empilhadas podem tombar e ocasionar ferimentos.

Além do mais, é preciso que haja sinalização suficiente com instruções sobre práticas seguras e o uso adequado de EPIs.

5. Registre tudo

É fundamental que você anote qualquer acidente que ocorra, mesmo que não haja ferimentos graves. Além do mais, é indispensável que seja feita uma investigação acerca de todos os acidentes para descobrir falhas e evitar novos incidentes.

Primeiros socorros, investigações, treinamentos, inspeções, tudo precisa ser registrado e organizado de maneira que facilite a sua consulta para futuras referências.

Comece bem o ano

Renovar o ânimo da sua equipe e relembrar medidas de segurança é uma excelente forma de garantir um bom ano de trabalho. Invista algum tempo em treinamentos de reciclagem e passe a ouvir mais os funcionários que estão na linha de frente, eles podem dar feedbacks que farão toda a diferença no seu trabalho.

Tem mais dicas de segurança para começar bem o ano? Deixe aqui nos comentários!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

perda-de-eletrolitos-o-que-e-como-calcular

Perda de eletrólitos: o que é, como calcular e resolver

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Deixe um comentário