Uma comunicação eficaz é crucial para o sucesso de qualquer relacionamento. No local de trabalho, uma estratégia de comunicação interna costuma dizer muito sobre a saúde da própria organização. E, no entanto, é fácil encontrar profissionais de SST que achem que essa não é uma de suas responsabilidades.
Infelizmente, muitas empresas acreditam que melhorar a comunicação com os funcionários seja uma despesa, e não como um facilitador para que as medidas de segurança sejam realmente implantadas. Mas esse ponto de vista pode gerar consequências terríveis sobre o bem-estar dos funcionários.
Afinal, como seus funcionários vão seguir normas e regulamentos se eles nem mesmo conseguem entender o que você está tentando explicar?
Felizmente, há um número crescente de maneiras de melhorar sua comunicação interna, e você já pode começar agora mesmo. Aqui estão 5 dicas úteis que vimos em ação por excelentes TSTs em seus locais de trabalho.
1. Dê uma olhada em você mesmo
Todo mundo quer colegas abertos e comunicativos, mas e quanto às suas próprias habilidades de comunicação? A maioria das pessoas provavelmente percebe que poderia fazer um trabalho melhor ao compartilhar ideias e informações com outras pessoas. É por isso que examinar sua abordagem pessoal de comunicação é um ótimo lugar para começar.
Se você costuma organizar treinamentos e palestras, mas não obtém bons feedbacks, talvez você possa considerar fazer um curso de oratória – tem opções gratuitas na internet.
2. Faça perguntas
Como seu pessoal gosta de se comunicar? Não existem duas pessoas iguais e nem todos preferem enviar e receber informações da mesma forma. Seus funcionários preferem uma comunicação por WhatsApp? Por meio de pesquisas ou boletins informativos? Cara a cara?
Esse tipo de conhecimento pode ajudá-lo muito a elaborar um plano mais eficaz para a comunicação regular no local de trabalho. Isso vale em dobro se você fizer um esforço para manter o público-alvo e os ouvintes certos em mente, dependendo de sua mensagem.
Você também pode perguntar a seus colegas de trabalho o que pensam sobre como você e sua organização podem melhorar as comunicações. A coleta desse tipo de informação não requer necessariamente uma pesquisa formal. Em vez disso, basta começar a perguntar por aí.
Entrar em contato pessoalmente com seu pessoal para descobrir suas necessidades específicas também demonstrará que você valoriza sua opinião e está disposto a agir de acordo com ela.
3. Mantenha a porta aberta
Ter uma política de “portas abertas” que incentiva seus funcionários a se sentirem à vontade para chamar sua atenção para os problemas sempre que necessário pode ser imensamente benéfico para a comunicação interna da sua organização. Ele pode motivar seus funcionários e, ao mesmo tempo, torná-lo mais acessível.
Dito isso, não tenha vergonha de convidar as pessoas a cruzar o limiar. E se sua porta estiver escancarada e ninguém passar por ela, dê um exemplo positivo levantando-se de sua mesa e fazendo suas próprias rondas. Lembre-se da maior lição aqui: uma boa comunicação começa com você.
4. Use uma “caixa de sugestões” anônima
Por mais antiquado que possa parecer, esta é outra ótima maneira de melhorar a comunicação no trabalho de forma rápida e fácil. As pessoas nem sempre ficam à vontade para expor suas preocupações publicamente, e é por isso que uma abordagem anônima pode ser a melhor maneira de facilitar um feedback honesto e aberto.
Tudo que você precisa é de uma caixa, um bloco de papel e uma caneta. Claro, você também pode direcionar seus funcionários para uma versão virtual, que terá o mesmo propósito.
É provável que demore um pouco para que seu pessoal realmente comece a fazer sugestões. Mas não desista. Se as sugestões demoram a chegar, peça ao líder de sua equipe que incentive seus colegas e talvez até quebre o gelo sugerindo mudanças por conta própria. (“Sugiro trocar as Luvas Aluminizadas pelas da SUPREMA!”, tá aí um bom exemplo).
O ponto principal é que, uma vez que você consiga obter feedback regular e avaliação honesta, agir de acordo com isso levará à melhoria contínua e diminuirá consideravelmente o risco de acidentes no seu local de trabalho.
5. Aproveite as vantagens das mídias sociais
A mídia social surgiu como uma forma poderosa e eficaz para as empresas se comunicarem com os clientes, mas o que muitas vezes passa despercebido é o quão eficaz pode ser uma forma de melhorar a comunicação interna.
A sua empresa tem página no facebook? Uma conta no Twitter? Você está no Instagram? Com a mídia social, os funcionários podem curtir, comentar e compartilhar informações interessantes relacionadas à sua organização e à própria segurança e da equipe.
E se você tem mais dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa e evitar acidentes, conta aqui para a gente. Suas experiências são super bem-vindas!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura