Errar é humano, já diz o velho ditado. Seja na vida pessoal, na relação com outras pessoas ou mesmo no trabalho, todo mundo comete erros. Alguns trabalhadores, no entanto, não podem se dar a esse luxo, pois lidam diretamente com a saúde e as vidas de colegas, e certos equívocos podem ter consequências graves. É nessa categoria que se encaixam os Profissionais de SST. Conheça os principais erros que um profissional não pode cometer se quiser ser um bom profissional.
Acreditar que sabe tudo
Um bom Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho deve ser sempre precavido e desconfiado. Precisa questionar tudo, inclusive a si mesmo, suas opiniões e suas certezas. Quem acha que sabe demais, muitas vezes relaxa e baixa a guarda. Isso pode ser fatal em um ambiente de trabalho de alto risco.
Também deve se levar em conta que a segurança no trabalho é muito complexa. Além de se manter constantemente atualizado, o Engenheiro de Segurança do Trabalho deve estar atento aos relatos, testemunhos e experiências de seus colegas.
Não conhecer a empresa onde trabalha
Consegue imaginar um comandante que não conheça bem o seu avião? Não. E é exatamente assim que deve ser o Técnico de Segurança do Trabalho em uma empresa.
Conhecer bem todos os setores, como eles funcionam e quem trabalha naquela função é fundamental para que os protocolos e medidas de segurança sejam elaborados corretamente. A melhor forma de prevenir acidentes é sabendo onde e como eles podem acontecer.
Além do mais, para determinar os EPIs mais indicados para cada função é preciso estar ciente dos procedimentos realizados pelos funcionários. Não dá para indicar um Capuz Forneiro, por exemplo, para um colaborador que trabalhe longe da exposição a Alta Temperatura!
Não se comunicar com a equipe
O Profissional de SST está acostumado a falar e chamar a atenção. Mas também deve saber ouvir, afinal de contas, uma comunicação completa só ocorre quando emissor e receptor da mensagem trocam informações.
Em uma grande companhia, há muitos detalhes que podem passar despercebidos pelo Profissional de SST, então manter conversa constante com outros funcionários é fundamental. Pesquisas apontam que em alguns casos os trabalhadores deixam de usar os Equipamentos de Proteção Individual pelo desconforto causado por eles. É importante, nesses casos, entender se a queixa é de um colaborador em particular ou se o produto comprado pela empresa não é de qualidade inferior.
Se acomodar diante das dificuldades
A complexidade e os desafios que a segurança no trabalho exige muitas vezes desmotiva o Profissional, que passa a ser menos criterioso nas verificações e em certas ocasiões chega a resumir suas funções na entrega dos EPIs para Alta Temperatura aos colegas.
Caso se sinta desmotivado, é importantíssimo que o Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho procure a direção para uma conversa. A situação precisa ser contornada, pois se trata de uma função na qual o operador deve estar permanentemente alerta e disposto a realizar seu trabalho com eficiência.
Desvalorizar o próprio trabalho
Se o próprio Profissional não acredita na função que realiza, quem vai acreditar? E em se tratando de segurança, esse é um erro que um Profissional de SST não pode cometer, pois não deve permitir que sua equipe minimize a importância dos protocolos e medidas que servem para sua própria proteção.
Aceitar desvio de função ou se meter em trabalhos que não são de sua alçada
A carga horária do Profissional de SST, definida por lei, é de oito horas diárias e é importante que seja obedecida. O Engenheiro de Segurança do Trabalho precisa respeitar seu tempo de descanso para não comprometer suas capacidades no dia seguinte.
Também não é aconselhável que o profissional “se meta” em outras funções, pois deve estar totalmente focado e dedicado em realizar o seu trabalho.
Passar muito tempo longe do chão de fábrica
Para um Profissional de SST da indústria, a fábrica é o ambiente de trabalho mais importante, pois é lá em que se concentram os maiores riscos e grande parte dos funcionários.
A parte burocrática e documental também é importante, mas o Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho deve saber dosar o tempo que se dedica ao escritório e ao chão de fábrica, pois é lá onde as coisas acontecem e sempre há necessidade de supervisão.
Não dar atenção à CIPA
O Profissional de SST deve entender que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é seu braço direito no ofício de suas funções. Conforme já mencionado, segurança no trabalho é um ramo complexo e que exige perfeccionismo na sua execução. Não cuidar corretamente da CIPA ou deixar de ouvir suas opiniões pode comprometer o bom exercício da função.
Levar uma vida desregrada
Pode parecer um conselho careta ou invasivo, mas a verdade é que é importante para a função que o Profissional de SST tenha maior controle sobre sua própria vida, pelo menos durante seus dias úteis. Nas folgas, pode aproveitar como quiser. Mas durante a semana de trabalho, é aconselhável que não.
A razão para isso é simples: um trabalhador que cuida da segurança de outros precisa estar impecável. É necessário que tenha tido uma boa noite de sono e que esteja sempre bem de saúde, para que o cansaço e outros problemas não atrapalhem nas verificações.
Não cuidar da própria segurança
Esse erro tem certa ligação com o primeiro da lista. Por ser treinado no assunto e estar atento aos colegas e ao ambiente em que trabalha, muitas vezes o Profissional de SST acaba esquecendo alguém: ele mesmo.
Talvez, por estar acostumado a chamar atenção dos outros, o Técnico ache que está por cima dessas falhas. Mas, como já foi dito, o excesso de confiança pode levar ao relaxamento e é aí que mora o perigo. De tanto cumprir certas tarefas no modo automático, vez por outra pode esquecer alguma medida de segurança. Portanto, atenção dobrada consigo mesmo, sempre!
Mas para ficar atualizado sobre o Mercado de EPIs e dicas para os Profissionais de SST, basta ficar atento ao nosso blog e ajudar com sugestões de temas que deseje ver por aqui. Quais os maiores problemas que você enfrenta como um Profissional de Saúde e Segurança do Trabalho? Compartilhe conosco e nos ajude a fazer o melhor conteúdo para você!
Estamos sempre à sua disposição!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Bom dia
Olá tudo bem, gostei demais do texto, tem tudo haver mesmo com quem trabalha em área de risco e tem que ficar super atento com tudo que foi dito muito bom mesmo.
Abraço
Edison, bom dia.
Obrigado por sua opinião. Ficamos felizes em saber que o que fazemos é útil para vc.
Fique sempre conosco!
Um grande abraço,
Pedro
Bom dia!
São informações muito importantes e relevantes para o nosso dia a dia, com certeza ficarei mais atento a todas estas questões que só vem a somar para a melhoria contínua do nosso trabalho.
Parabéns ao blog.
Caro Denílson, bom dia!
Obrigado por compartilhar sua opinião conosco!
Prometemos continuar o trabalho para fazer o nosso mercado cada vez mais competente e sério!
Conte conosco,
Abs,
Pedro
BOM DIA,
GOSTEI MUITO! PODIA FAZER UM SOBRE AS REGRAS DE OUTRO DO PROFISSIONAL DE SST.
Olá Elier, bom dia!
Muito boa a sua sugestão! Vamos fazer isto, ok?
E muito obrigado por estar conosco e participar deste projeto!
Um grande abraço,
Pedro
parabéns, boa leitura para os que estão se preparado para a profissão.
Obrigado Iara!
Abraços.
Pedro