7-dicas-para-melhorar-a-sua-performance-no-trabalho-e-na-vida

7 dicas para melhorar a sua performance no trabalho e na vida

Nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio em todas as áreas da vida. Talvez por isso muita gente viva com a sensação de que está sempre em busca da tal felicidade. Mas será possível mesmo alinhar todas as áreas da vida a ponto de melhorar a sua performance nelas e garantir o seu bem-estar global?

Segundo especialistas, são necessários até quatro meses para que uma pessoa passa realmente mudar seus hábitos e começar a tirar seus sonhos do papel. Mas a palavra-chave aqui é consistência. Entender quais hábitos mudar e com que frequência realizá-los é o que fará a verdadeira revolução que você vem esperando na sua vida.

Mas, antes, é preciso entender que as suas necessidades vão além da relação pessoal X profissional. Ao todo, temos 7 áreas às quais precisamos nos dedicar: emocional, espiritual (e não estamos falando em uma religião específica), afetivo (família, filhos, cônjuge, amigos), saúde, intelectual, financeiro e profissional.

E, para cada uma delas, vamos dar uma dica que melhorará a sua performance no trabalho e, consequentemente, na vida. Preparado para a mudança?

1. Não leve trabalho para casa

Levar trabalho para casa nem sempre é sinônimo de proatividade, isso pode significar que você não está aproveitando corretamente o seu tempo durante o seu expediente.

Além do mais, levar mais trabalho para casa significa aproveitar menos a sua vida em família, o que pode acarretar diversos atritos internos e pessoais.

2. Aproveite seus momentos de folga

Nesses momentos, principalmente os em família, é de grande importância perceber a sorte que é poder estar com quem se gosta e aproveitar cada minuto sem preocupações. Saber dividir bem as suas responsabilidades é essencial para um bom entendimento das suas obrigações e quando elas devem ser atendidas.

Além do mais, vale salientar que fora do ambiente de trabalho também existem pessoas e responsabilidades que dependem da sua presença.

Aprenda a se programar e realize pequenas viagens, passeios turísticos pela sua própria cidade ou até mesmo um piquenique. O importante é ter bons momentos com pessoas que você goste e te façam bem.

3. Delegue tarefas

Uma boa sugestão para aqueles que possuem vidas profissionais mais atarefadas é poder delegar algumas funções para terceiros, seja em casa ou no trabalho. Confiar determinadas atividades a colegas e cônjuge tanto da sua própria equipe, quanto da vida pessoal, é uma boa maneira de dividir os pesos e de permitir que outras pessoas também possam ter a oportunidade de demonstrar as suas capacidades.

4. Faça um check-up

Não dá para querer cuidar da família ou do trabalho se a sua saúde não está em dia. Por isso, não use a correria do dia a dia como desculpa para descuidar de si mesmo. Realizar consultas regulares aos médicos garante o seu bem-estar físico e mental, aumentando a sua performance.

5. Encontre a sua essência

Seja por meio de uma meditação, uma ida à igreja aos domingos, um trabalho voluntário, não importa qual atividade te reconecte com a sua essência, busque manter isso acesso em você. Nada nos torna mais fortalecidos do que partilhar a nossa fé, independente de qual seja a sua.

6. Atualize-se constantemente

Nada dá mais gás no trabalho e mantém nossa mente mais ativa do que estar em constante aprendizado. Por isso, busque sempre sua atualização profissional. Faça cursos, palestras, pós-graduações. Invista em você!

7. Organize as suas finanças

Uma das áreas que mais desestabiliza o nosso emocional, seja no trabalho ou na vida pessoal, é a financeira. Se você ainda não tem o costume de poupar, uma boa dica é baixar aplicativos para controlar as suas despesas e auxiliá-lo a poupar.

Com dinheiro sobrando, fica mais fácil aproveitar as oportunidades que aparecerem.

Concluindo

Por fim, nunca se esqueça de valorizar o seu esforço pessoal e de ter um bom planejamento das suas atividades, o que é de suma importância para que seja possível conciliar trabalho e família, evitando atritos.

A importância que a família tem nunca poderá ser substituída pelo trabalho. Por isso, evite fazer dele o centro das atenções e lembre-se sempre de que existe toda uma vida em sociedade ao seu redor.

Gostou do nosso conteúdo? Comenta conosco qual dica você mais gostou ou qual você acrescentaria.

Abraços e até a próxima!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

Deixe um comentário

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *