como-montar-apresentacoes-de-sst-de-alto-impacto

Alta Performance: Como montar Apresentações de SST de Alto Impacto

Uma das atividades do profissional de Saúde e Segurança do Trabalho é realizar palestras de conscientização para a prevenção de acidentes, buscando métodos que engajem a equipe no uso de EPIs e na obediência às normas de segurança.

Dessa forma, é importante elaborar uma apresentação de alto impacto, o que para muitos é uma tarefa difícil e penosa. Criar roteiros interessantes, elaborar os slides e falar em público tira muita gente da zona de conforto.

Mas calma que é possível criar apresentações de alto impacto sem muito esforço e, de quebra, ainda conseguir engajar toda a sua equipe. Acha difícil? Então, acompanhe as dicas desse blogpost e siga como um passo a passo. Certamente, você só receberá elogios na sua próxima palestra. Bora lá?!

1. Supere o medo de falar em público

Primeiramente, entenda que a oratória é uma das habilidades que podem ser desenvolvidas, tanto que era ensinada na Grécia Antiga. Logo, acabe de uma vez com essa história de que falar em público não é para você! Isso não tem a ver com dom, mas com treino.

Então, se você quer se destacar na sua carreira, trate de treinar a sua fala em público. Comece assistindo vídeos no Youtube de apresentações do Ted Talks, um programa de palestras de alto impacto. Passe a observar como os palestrantes se portam e use isso como um modelo.

Agora é a sua vez de testar. Você pode fazer isso na frente do espelho, apresentando para amigos ou parentes ou até mesmo gravando suas falas. Quanto mais fizer, mais natural será esse processo.

2. Planeje a sua apresentação

É importante pensar a sua apresentação em relação ao tema, tempo e público. Por isso, comece determinando o que e para quem vai falar. Tenha cuidado com a linguagem e os exemplos utilizados. Empregar a linguagem do seu público cria uma conexão mais imediata com ele. Então, procure adotar terminologias que ele utiliza.

Mas cuidado para não parecer caricato! A ideia é tornar sua apresentação mais fácil de ser compreendida e não soar como um comediante de stand-up. Contudo, você pode e deve usar o humor para criar momentos de interação com o público, só cuidado para não exagerar.

Quer um exemplo disso? No canal do Porta dos Fundos no Youtube, há um vídeo bem-humorado sobre como as pessoas ignoram as instruções de segurança. Confere lá: https://www.youtube.com/watch?v=p-9eXmNCILs. Começar apresentações com vídeos engraçados ou memes é um ótimo jeito de quebrar o gelo.

Outro ponto importante é a duração da sua palestra. Entenda que você deve utilizar cerca de ¾ do tempo total e deixar um momento livre para responder perguntas. Apresentações muito curtas dão a ideia de que não passaram todas as informações necessárias, já as muito demoradas acabam sendo entediantes.

Então, elabore um roteiro do que pretende falar para ter uma ideia de quanto tempo levará. O roteiro também ajudará na hora de montar seus slides, selecionando as partes mais importantes e organizando suas ideias.

Depois, prepare-se! Treine bastante para dominar o seu roteiro e evitar passar insegurança para a sua plateia.

3. Cuide do layout

Tem coisa mais chata do que passar mais de 40 minutos vendo alguém ler slides? Se o objetivo for ler o que está escrito na tela, nem se dê ao trabalho de apresentar, mande uma cópia do seu arquivo e peça que cada um leia.

Os slides devem ser um suporte para o seu conhecimento e não um livro ilustrado. Então, siga as dicas que separamos para você e capriche na sua próxima palestra:

a) Adote um padrão

É comum as pessoas ficarem em dúvidas quanto à escolha do design de seus slides e, com isso, muitas acabam escolhendo várias opções diferentes. Isso causa estranheza e pode tirar a atenção do mais importante: as informações.

Por isso, procure adotar um padrão único para todos os seus slides. Em sites como o Slidesgo, você consegue encontrar diversas opções temáticas que vão facilitar o seu trabalho.

Mas, é importante lembrar ainda que a escolha das fontes também deve seguir um padrão: então, adote uma mesma fonte e procure manter o mesmo tamanho e cor em todos os slides. Se quiser misturá-las, fique com apenas 3 combinações de fontes.

b) Na dúvida, aposte no branco

Se a sua apresentação tem muitos gráficos e imagens contrastantes, a melhor opção é escolher um fundo branco para evitar uma poluição visual.

c) Prefira imagens a textos

Como já dissemos, o foco de atenção deve ser o seu conhecimento e não o seu slide. Por isso, prefira imagens que possam ilustrar o que você está dizendo ao invés de encher sua tela com textos que ninguém vai ler.

Por exemplo, ao invés de escrever todas as especificações das Luvas Aluminizadas, por quê não colocar fotos do EPI para Alta Temperatura em uso? Muito mais ilustrativo!

d) Explique gráficos e tabelas

Ninguém é obrigado a entender estatísticas, por isso explique os gráficos e tabelas que usar.

4. Treine bastante

Palestra pronta é a hora de treinar! Vale as dicas que demos lá no início: fale em frente ao espelho, grave-se ou apresente para algum amigo ou aparente. O importante é não decorar as falas, mas sim se apoiar nos seus slides para seguir o seu roteiro.

Não se esqueça de:

  • iniciar cumprimentando seus ouvintes;
  • finalizar agradecendo a presença de todos;
  • apresentar-se, se for o caso;
  • utilizar o bom humor sem exageros para quebrar o gelo;
  • começar, informando sobre do que se trata sua palestra;
  • explicar por que o assunto é importante;
  • enquanto fala, circule o olhar entre as pessoas. Evite focar em um único ponto ou participante;
  • gesticule enquanto fala;
  • evite cruzar os braços ou colocar as mãos nos bolsos;
  • mantenha a postura ereta;
  • evite vícios de linguagem como “aí”, “né”, “ok”;
  • use um tom de voz audível e sem pressa.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Aproveite os recursos tecnológicos atuais e potencialize os seus conhecimentos, afinal, uma apresentação de sucesso merece ser compartilhada! Você pode publicá-la no Slideshare, uma plataforma de compartilhamento de slides. Pode ainda enviar seus slides por e-mail para toda a sua equipe ou até mesmo criar um artigo no LinkedIn.

Além de ajudar outros profissionais, certamente, você passará a ser mais reconhecido no seu segmento como uma autoridade.

Gostou dessas dicas? Então, comenta aqui para a gente que slides para SST você gostaria de ver por aqui! O mais pedido nós vamos elaborar e disponibilizar aqui para vocês

Um grande abraço e até a próxima!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

perda-de-eletrolitos-o-que-e-como-calcular

Perda de eletrólitos: o que é, como calcular e resolver

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *