aramida

Aramida: saiba mais sobre esse importante material

A área da Segurança e Saúde do Trabalho envolve tantos itens – como equipamentos, produtos, metodologias e leis, entre outros – que nem conseguimos saber todos os detalhes sobre tudo. Assim ocorre com os materiais que compõem variados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de combate a incêndio, de contingência etc.

Às vezes, até conhecemos algo em que confiamos muito, mas pelo nome da marca. Com certeza, você já ouviu falar do Kevlar e não abre mão de que os brigadistas da empresa usem uniformes fabricados com esse tecido, que é conhecido por retardar chamas. O que isso tem a ver com o nosso artigo de hoje? É que vamos falar da aramida. Ficou ainda mais curioso? A gente explica.

O que é aramida?

Aramida é uma fibra sintética de alta resistência e rigidez, também conhecida como fibra aramida ou poliamida aromática. É um tipo de polímero termoplástico que é produzido a partir de compostos químicos aromáticos e amida, por meio de um processo de polimerização.

A composição da palavra vem de ar (de aromático) e amida (função orgânica que conecta a estrutura da composição). O Kevlar, por exemplo, da marca DuPont, é um polímero do grupo da poliaramidas (poli significa muitos e nesse caso, refere-se às repetições da unidade estrutural na cadeia), sendo, provavelmente, o nome mais conhecido desse tipo de produto.

Quais são as vantagens da aramida?

As aramidas têm resistência excepcional à tração, aos impactos, à abrasão, à corrosão, a produtos químicos e, ainda, com alta estabilidade térmica (seja calor ou frio), sem ser condutora e ter ponto de fusão, tudo isso com baixo peso e elasticidade e considerada cerca de sete vezes mais resistente do que o aço (por unidade de peso).

Com essas características, são indicadas para inúmeras situações de grande importância e que, para quem não conhece de perto grandes riscos, chegam a surpreender. São os casos, por exemplo, da execução de atividades em altas temperaturas (como em fornos aquecidos) ou proteção contra o impacto de projéteis – caso dos coletes à prova de balas – quando sua fibra age com um “efeito mola”, absorvendo e dissipando parte da energia dessa colisão.

Qual a desvantagem da aramida com relação ao aço?

Apesar de suas enormes qualidades, a aramida ou as poliaramidas não apresentam boa resistência à compressão, o que impede seu uso em estruturas como as da construção civil (edifícios, pontes etc.) ou outras similares, ocasião em que o aço será mais indicado.

Quais são as principais aplicações da aramida?

Com essas propriedades essenciais e tamanha versatilidade, as aramidas se tornaram presentes em várias aplicações, dos mais diferentes segmentos, como:

  • fabricação de pneus e capacetes;
  • forros ou partes de compartimentos de aviões;
  • capas de aparelho celular;
  • pistas de esqui;
  • abrigos (exemplo: proteção contra tornados);
  • raquetes de tênis;
  • cintos de segurança;
  • cordas para escalada;
  • coletes à prova de balas;
  • materiais de construção;
  • equipamentos de proteção contra incêndio;
  • Equipamentos de Proteção Individual (incluindo os EPIs para altas temperaturas);
  • outros infindáveis usos.

Nessa lista acima (longe do fim), você pôde observar muitas aplicações referentes à proteção da saúde e integridade física de seres vivos. Daí, fica fácil imaginar como, ao longo dos anos, esse material se tornou imprescindível para a área da Segurança e Saúde do Trabalho, estando presente em diversos equipamentos de prevenção a lesões ou doenças.

Agora que você sabe mais sobre a aramida, fique atento ao nosso blog, pois publicaremos outros artigos sobre esse material fundamental e muito utilizado no mundo corporativo e que, por isso, gera maior necessidade de um conhecimento embasado e profundo.

Lembre-se, também, que a SUPREMA Luvas, renomada pela excelência de seus produtos, oferece um diversificado portfólio de EPIs em aramida, entre eles a luva de aramida, avental barbeiro de aramida, a jaqueta de aramida, e muitos outros. Confira clicando aqui!

O que você sabia sobre o tema? Achou o nosso artigo útil? Então comente abaixo e deixe suas dúvidas. Será um prazer responder e continuar a nossa conversa!

Grande abraço!

Até breve!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

como-conservar-epis-de-aramida-1

Como conservar EPIs de aramida: garantindo durabilidade e eficácia

aramida-como-deixa-os-epis-mais-resistentes-2

ARAMIDA: como essa tecnologia torna os EPIs mais resistentes

protecao-contra-cortes-sst-1

A importância da proteção contra cortes para profissionais de SST

Deixe um comentário

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *