A indústria é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e econômico de uma sociedade e é um ramo que exige atenção no mesmo grau que cobra produtividade. A saúde de um funcionário está diretamente ligada ao sucesso da empresa. Hoje, siderurgia e metalurgia são ramos cuja prioridade é a segurança no trabalho. Mesmo assim, todo cuidado é pouco quando lidamos com a exposição ao alto-forno. Por isso EPIs para Altas Temperaturas são os melhores parceiros dos operários. E o Capuz Aluminizado Visor Ouro é dos um equipamentos mais eficientes para essa função.
Os riscos da exposição às altas temperaturas e a importância da proteção
É preciso entender que, embora hoje seja uma atividade segura devido às inúmeras medidas de proteção que são tomadas com o passar do tempo, as atividades da indústria siderúrgica e metalúrgica ainda demandam um alto nível de prevenção a acidentes de trabalho. Por menores que sejam, os riscos não devem ser subestimados, pois as consequências de qualquer incidente podem ser graves.
As queimaduras são os problemas mais comuns, mas a exposição ao calor e à radiação, além da possibilidade de contrair doenças de pele, circulatórias ou respiratórias aumentam a insalubridade do trabalho. Felizmente, hoje temos os equipamentos de proteção individual, EPIs para Altas Temperaturas, que garantem a saúde e integridade física do trabalhador.
Capuz Aluminizado Visor Ouro: eficiente na proteção ao trabalhador
Um dos dez maiores produtores de aço do mundo, o Brasil investe alto tanto no desenvolvimento do setor quanto nas condições de trabalho dos empregados. O Capuz Aluminizado Visor Ouro é resultado desse investimento constante e surge como um grande aliado da indústria e do trabalhador.
EPI para Alta Temperatura de alta confiabilidade, o Capuz Aluminizado é confeccionado em tecido de Aramida Carbono Aluminizado interno e forrado em tecido de algodão antichama, protegendo uma das áreas mais sensíveis do trabalhador, a cabeça, cuja exposição ao calor, a chamas e a respingos de metais fundidos pode comprometer não só a pele ou a estrutura óssea do crânio, mas também a visão do operário. O visor interno incolor trata de protegê-la, tornando o trabalho junto ao alto-forno ainda mais seguro.
Mas, apesar de toda a sua eficiência, a peça também requer cuidados para que esteja sempre impecável na proteção do usuário. É preciso que seja frequentemente higienizada. Não pode haver qualquer dano ou avaria no tecido que comprometa seu funcionamento adequado. O capuz tem uma vida útil de cinco anos contando a partir da data de fabricação. Cabe ao fiscal de segurança do trabalho verificar se as normas estão sendo cumpridas, pelo bem do funcionário e de toda a empresa.
Além do mais, ao adquirir a peça, o comprador deve estar ciente de como funciona e se atende à sua necessidade. Cada equipamento tem seu uso correto que deve ser obedecido. Assim, os EPIs para Altas Temperaturas não devem ser utilizados como forma de proteção em outros setores ou formas distintas de trabalho.
Portanto, é importante conhecer outros EPIs e suas funções. Porque, em um setor tão diversificado, as medidas de segurança devem estar sempre um passo à frente dos perigos. E felizmente elas sempre estão. Conheça melhor outros produtos e saiba qual se encaixa melhor na sua função.
E esse artigo? Foi tão útil para você, quanto os EPIs são para as Altas Temperaturas? Conta para gente que outros assuntos você quer ver aqui no blog!
Abraço e até a próxima.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura