Trabalhar exposto ao calor é sempre um perigo, por isso é importante adotar medidas preventivas que garantam a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Em locais fechados e com Altas Temperaturas, há sempre o risco de lesões por estresse térmico e insolação.
O corpo humano, se não estiver devidamente protegido, pode elevar drasticamente a sua temperatura em um período muito curto de tempo, cerca de 15 minutos, podendo ocasionar até mesmo a morte.
Daí a importância de saber minimizar os distúrbios causados pelo calor e como identificar seus sinais. Afinal, vale lembrar, que os efeitos do calor excessivo podem ser sentidos por todos, independentemente de sua função, inclusive no verão durante atividades cotidianas.
Dez dicas para evitar os distúrbios pelo calor
- Mantenha-se hidratado: beba bastante líquidos, cerca de 500 ml antes de começar e uns 200 ml a cada 15 ou 20 minutos.
- Evite líquidos desidratantes: como álcool, refrigerantes, chás e bebidas com cafeína.
- Use roupas de proteção: durante atividades cotidianas, vista roupas leves, de cores claras e largas, que ajudam a proteger contra o calor. Troque de roupa se ficar completamente suado. No trabalho, busque equipamentos de proteção confeccionados com tecido que permita a transpiração, como o algodão antichama.
- Vá no seu ritmo: diminua a velocidade e trabalhe em um ritmo menos exaustivo. É importante conhecer seus próprios limites e sua capacidade de trabalhar com segurança no calor.
- Faça pausas frequentes: reserve um tempo para descansar e tomar água em uma área sombreada ou com ar condicionado.
- Use um pano úmido: para ajudar a minimizar a temperatura corporal, é interessante limpar o rosto com um pano úmido ou colocá-lo em volta do pescoço.
- Evite queimaduras: em áreas externas, use protetor solar e chapéu. Em indústrias, use EPIs confeccionados em tecido resistente como o aramida carbono.
- Evite os raios infravermelhos: encontre uma sombra ou bloqueie o sol, se possível. Em indústrias como a de fundição ou em alto-forno, use EPIs reflexivos como os conjuntos aluminizados.
- Faça refeições leves e menores: coma frutas ricas em fibras e sucos naturais. Evite alimentos ricos em proteínas e gorduras.
- Esteja alerta aos sinais de distúrbios calor: saiba identificar os sinais de exaustão e outros problemas.
Doenças provocadas pelo calor
Insolação
Quando o corpo deixa de suar e a temperatura corporal atinge níveis perigosos, ocorre a insolação. Seus sintomas incluem:
- Alta temperatura corpórea
- Pele seca, quente e avermelhada
- Pulso forte e rápido
- Fala arrastada
- Arrepios
- Confusão
Exaustão
Quando a temperatura do corpo aumenta, o corpo passa a produzir mais suor na tentativa de esfriá-lo, o que leva à perda de água e sal, causando a exaustão. Os sintomas incluem:
- Suor excessivo
- Fraqueza ou fadiga
- Tontura
- Cãibras musculares
Cãibras de calor
Outra consequência da perda de água e sal são os espasmos musculares que, normalmente, ocorrem no abdômen, braço ou pernas.
Erupção cutânea
A transpiração excessiva também pode ocasionar uma irritação da pele, formada por um conjunto vermelho de espinhas ou pequenas bolhas, geralmente presente no pescoço e parte superior do tórax, região da virilha, sob os seios e nas dobras dos cotovelos.
Melhores EPIs para Altas Temperaturas
Bem, como você pôde perceber, a escolha de EPIs para Altas Temperaturas é fundamental para garantir a segurança de toda a sua equipe. Para isso, é importante ficar atento a alguns detalhes:
- Os EPIs precisam ser confeccionados em material resistente como o aramida carbono;
- É fundamental que ele seja confortável e permita a transpiração;
- O forro precisa ser macio ao toque para evitar a formação de erupções cutâneas;
- É preciso ainda que seja um tecido antichama;
- Se a atividade exercida estiver próxima a fontes de calor, é importante que o material seja reflexivo para minimizar os danos causados pela radiação;
- Nunca se esqueça de proteger os olhos, eles também são extremamente sensíveis ao calor e radiação, daí a necessidade de usar EPIs como o Capuz Aluminizado Visor Ouro.
A SUPREMA é especialista na produção de EPIs de qualidade. Eles são produzidos em tecido aramida carbono aluminizado com forração em algodão antichama, com ajustes em velcro e ainda possuem o Certificado de Aprovação.
Conheça nossos EPIs para Altas Temperaturas e peça um orçamento!
Um grande abraço e até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Respostas de 2
Parabéns pelo artigo, me ajudou
muito, vou compartilhar sempre seu site.
Agradecemos!
abs
Pedro