Conheça os EPIs mais indicados para trabalhos em Altas Temperaturas

Ainda há muita dúvida quando o assunto é garantir que o nível de calor adequado no local de trabalho. É, por isso, que é fundamental que colaboradores e empregadores entendam e conheçam alguns fatores essenciais à sua proteção nesses casos, como o uso de EPIs para Altas Temperaturas.

Além do mais, é preciso sempre levar em consideração as combinações dos efeitos físicos, fisiológicos e psicológicos aos quais todos os envolvidos estão expostos enquanto exercem suas obrigações. Afinal, o calor extremo pode causar desde queimaduras a desidratação, enjoos, confusões mentais e fadiga extrema.

Claro que dimensionar exatamente os níveis de periculosidade existente dentro das atividades que envolvem as Altas Temperaturas nem sempre é algo simples, porém existem fatores de risco e algumas orientações que são fáceis de detectar e seguir.

Neste blog post, você encontrará orientações mais gerais acerca dos efeitos do calor excessivo e como proteger a si e aos membros da sua equipe!

Os efeitos da exposição a Altas Temperaturas

Primeiramente, é importante lembrarmos que os segmentos industriais que demandam trabalhos em Altas Temperaturas como Siderúrgicas, Metalúrgicas, Setores de Soldagem e alguns setores do Ramo de Alimentos, necessitam de mais atenção nesse quesito.

Esse fato se dá devido à grande exposição dos trabalhadores a elementos radioativos e a forte propagação de calor recebida quando alocados nesses ambientes.

Ambientes considerados nocivos à saúde do trabalhador devido à exposição ao calor podem causar desidratação, queimaduras em altos níveis, infertilidade masculinas, problemas na visão e câncer de pele. Para isso, é preciso se ater à refrigeração do local e ao tempo de exposição do trabalhador.

Entretanto, já existem Normas que regulamentam as práticas dessas atividades e EPIs específicos para trabalhos que envolvem a exposição a Altas Temperaturas. Vamos relembrar alguns deles?

Normas Técnicas e Regulamentadoras

Atualmente, as empresas contam com algumas Normas que as ajudam a estabelecer parâmetros de segurança em locais ergonomicamente mais suscetíveis a condições precárias como as Normas Regulamentadoras e as Técnicas, caso do ISO 7243 e 7730.

NR 17

Essa NR assegura que as condições de trabalho em altas temperaturas devem possuir o mínimo de conforto como: temperaturas entre 20° e 23°C, circulação de ar mínima e umidade do ar igual ou superior a 40%.

ISO 7243 e 7730

As normas internacionais ISO 7243 e ISO 7730 têm como finalidade tratar das questões probabilísticas e estipular como alguns fatores podem afetar a vida do trabalhador e como podem ser resolvidas.

A ISO 7243 busca entender qual o percentual de estresse está atrelado à exposição do trabalhador ao calor e como isso afeta o seu desempenho. Esse percentual é diagnosticado através do Índice de Bulbo Úmido e Temperatura de Globo (IBUTG), método de grande aplicabilidade e de fácil acesso.

Já a ISO 7730 busca combinar alguns fatores físicos específicos, como as vestimentas usadas e qual atividade será desempenhada à estimativa da sensação térmica na qual o trabalhador será exposto a fim de verificar se há compatibilidade entre ambos.

Dito isso, também vale ressaltar aqui alguns EPIs para Alta Temperatura básicos. Vamos lá?

Vestimentas Térmicas

Nada mais são do que uniformes profissionais elaborados a partir de materiais capazes de isolar o corpo dos fatores ambientais externos. Se preferir, você pode acessar a nossa aba de Aluminizados e conferir todos os nossos produtos especializados.

Luvas Térmicas

Como bem sabemos, as mãos são as partes do corpo que mais utilizamos durante o trabalho e é por isso que elas precisam de uma atenção ainda mais especial, como a Luva Mista Térmica ou outras para funções ainda mais específicas.

Capuz de Segurança

Muitas vezes apenas os óculos de proteção não são suficientes para deter a emissão de calor e elementos nocivos aos olhos. Para isso, é preciso ter a sua disposição Capuzes e Balaclavas que ajudam a proteger a região do rosto e pescoço.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Conte sempre conosco para proteger a sua equipe e se manter informado.

Em caso de qualquer sugestão, deixe o seu comentário. Ele nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo e direcionamento.

Um grande abraço e até breve!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

epis-para-alta-temperatura-epis-para-protecao-termica-1

EPIs para proteção térmica: o que são e quais os mais indicados?

voce-sabe-que-profissionais-devem-usar-o-capuz-balaclava-1

Capuz Balaclava: guia definitivo sobre este importante EPI

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *