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Controle de EPIs: você está fazendo isso direito?

Os EPIs são indispensáveis no dia a dia das empresas. São eles que garantem a segurança dos colaboradores diante dos riscos a que possam ser expostos durante a execução de suas atividades laborais.

A legislação brasileira, inclusive, obriga o empregador a fornecer os EPIs de forma gratuita para os seus funcionários. Mas, para que isso funcione na prática, é preciso que o profissional de SST realize o controle desses equipamentos.

É importante destacar que o Controle de EPIs beneficia ambas as partes: empregador e empregado, uma vez que funciona como um registro do que, quando e como foi entregue. Este documento serve, então, como uma garantia de que todos estão cientes de suas obrigações e fazendo a sua parte.

Quais as vantagens de fazer o Controle de EPIs?

Como já mencionamos, patrões e empregados ganham quando esse controle é realizado da maneira correta.

Para o empregador, por exemplo, se este fornece o EPI, como a Luva Aluminizada, mas o colaborador não faz o uso adequado dela e acaba se lesionando, a empresa não sofrerá sanções já que atuou dentro da lei.

O contrário também pode ocorrer. Havendo o trabalhador se queimado por não ter recebido uma Luva Aluminizada de boa procedência, fora da validade ou com CA vencido, por exemplo, a empresa será responsabilizada.

Outra vantagem do controle para a empresa é ter uma gestão de seus recursos. Assim, é possível saber quando se preciso repor algum equipamento, se estão sendo bem conservados, se estão dentro do prazo de validade. Ou seja, é possível gerir melhor o dinheiro investido neste setor de modo que se evitem desperdícios.

Para o profissional de SST há ainda a vantagem de poder analisar estatisticamente a performance dos EPIs entregues: se apresentaram falhas, se necessitam de ações complementares, se são adequados ao cotidiano dos funcionários, etc.

Como realizar um Controle de EPIs eficaz?

Sabemos que o profissional de SST já tem muitas atribuições em seu cotidiano e, por isso, resolvemos fazer um guia definitivo para o controle de EPIs dentro da sua empresa. Acompanhe!

1. Anote todos os EPIs que entregar

Sim, nós sabemos que algumas empresas possuem um número enorme de funcionários e isso pode ser extremamente trabalhoso. Mas aqui vai um sábio conselho: comece o quanto antes a adotar este passo e todo o seu Controle de EPIs funcionará perfeitamente.

Para isso, elabore fichas de entrega dos equipamentos. O ideal é que elas sejam assinadas e datadas pelo colaborador. As Fichas de EPI devem conter:

  • Dados da empresa: logotipo, CNPJ, endereço, contatos e o responsável pelo setor de SST.
  • Dados do funcionário: nome, função, data de admissão, treinamentos a que já foi submetido, etc.
  • Dados do EPI: nome e descrição, Certificado de Aprovação, fabricante, quantidade entregue.
  • Aplicação do EPI: indicar as atividades a serem realizadas com o EPI.
  • Termo de compromisso: elencar as responsabilidades do colaborador acerca da conservação e o que fazer em caso de perda ou dano ao EPI, data e assinatura.

Vale destacar que, sempre que um novo EPI for entregue ao funcionário, este deve ser anexado à sua Ficha de EPI para que haja o devido controle. Também é muito importante que todos os dados sejam anotados na frente do colaborador para que ele possa ver tudo o que está sendo preenchido.

2. Defina como arquivará as Fichas de EPI

Esta é uma etapa muito pessoal, pois vai da forma como cada profissional acha mais fácil se organizar.

Em algumas empresas, por exemplo, a Ficha de EPIs acaba sendo anexada à documentação de cada colaborador. Outras empresas preferem criar um arquivo próprio só para as Fichas de EPIs, o que daria mais agilidade na hora de buscar uma informação sobre isto.

O importante é que você tenha cópias para o caso de extraviar algum documento. Neste caso, o mais indicado são as planilhas de Excel mesmo ou um software de gestão, mas até uma pasta no Google Drive (armazenamento em nuvem) com os documentos escaneados já serve!

Escolha o que será mais prático para você!

3. Fique de olho no estoque

Aqui você consegue ver mais vantagem no uso de planilhas e softwares, uma vez que contar os EPIs em estoque e verificar prazos de vencimento pode ser mais fácil quando você possui um processo online. No entanto, nada impede que você faça manualmente, só terá mais trabalho.

Lembre-se de que, de tempos em tempos, precisará verificar a quantidade de EPIs no estoque antes de emitir uma nova ordem de compra (se precisar de um checklist para isso, confira aqui!). É preciso ficar atento à logística para evitar que o número de EPIs disponíveis zere antes que o novo pedido chegue.

4. Escolha EPIs de qualidade e procedência

Para que seu Controle de EPIs seja feito da maneira correta, é fundamental escolher EPIs de qualidade, com Certificado de Aprovação e produzidos por uma empresa sólida e confiável, com anos de mercado e a segurança como missão.

Se você pensou na SUPREMA, já aproveita e pede teu orçamento para a nossa equipe.

E se você gostou deste conteúdo e quer mais dicas para facilitar o seu dia a dia, deixa aqui nos comentários as tuas dúvidas e sugestões que a nossa equipe vai buscar soluções para te ajudar ainda mais!

Abraço e até a próxima.

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

 

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Respostas de 2

  1. Boa tarde
    OI sou meio suspeito a falar destes produtos incríveis, que vem melhorando e colaborando com muitas empresas do setor para temperatura, isso é muito bom contar com pessoas serias neste segmento tão perigoso, sinto que cada vez mais estamos no caminho certo
    Edison

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