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Descubra como os feedbacks podem elevar sua carreira ou sua Revenda a um outro nível

Quem nunca se sentiu angustiado quando o chefe ou um cliente avisou que precisavam conversar sobre um determinado assunto? Vamos admitir, a maioria de nós não foi treinado para lidar com feedbacks negativos ao longo da vida.

A reação mais natural, nesses momentos, é assumir uma atitude defensiva, buscar justificativas, sentir-se injustiçado ou até mesmo fracassado. E esse é justamente o maior problema, adotar uma postura de vítima da situação.

Aprenda a lidar com os feedbacks

Quando olhamos os feedbacks como um ataque ao nosso trabalho ou pessoa, perdemos as chances de crescer com eles. Não quer dizer que devemos acatar prontamente toda crítica que seja feita, porque em muitos momentos elas podem até mesmo não fazer sentido.

Mas é aí que entra a sua capacidade de saber separar o que é construtivo do que é destrutivo. E como se consegue isso? Primeiramente, respirando fundo. Depois, lendo as dicas deste blogpost até o final e colocando-as em prática!

Bora lá?

1. Aprenda a ouvir primeiro e argumentar depois

Normalmente, quando nos sentimos incomodados ou ameaçados, nossa reação instintiva é tentar nos proteger automaticamente. Pare e pense!

Quando era criança e fazia algo que não devia, ao perceber que seria repreendido, certamente, você já buscava mecanismos que justificassem suas ações. Correto? Perceba que, em muitas outras situações da sua vida adulta, você ainda adquire essa postura.

Só que agora, a sua capacidade de entender o contexto e aprender com ele é muito maior. Então, quando receber um feedback negativo, pare de buscar argumentos e simplesmente ouça, com bastante atenção.

Você pode, inclusive, anotar os pontos que achou mais relevante para refletir sobre eles depois.

Entenda que não estamos dizendo que você deve ter uma atitude passiva em relação às críticas, mas aproveitar esses momentos para entender como um cliente está percebendo a sua revenda de EPIs para Altas Temperatura, por exemplo.

2. Não leve o feedback negativo para o lado pessoal

Quem é Técnico de Segurança do Trabalho costuma aplicar feedbacks aos colaboradores da empresa e lidar com isso parece algo mais comum, mas, e quando a crítica vem de um supervisor para o TST? Será que é fácil receber esse feedback?

Percebeu como esse movimento pode ser mais natural do que você acredita? Todos estamos o tempo todo passíveis de receber críticas das outras pessoas. O problema é quando você recebe esses feedbacks no ambiente de trabalho como um ataque pessoal!

E é aí que começam a surgir as desavenças; um clima pesado acaba surgindo, e os envolvidos terminam por desgastar a relação profissional, podendo afetar todo o setor.

Então, novamente, respire fundo! Analise a crítica recebida, mostre claramente o seu posicionamento e, acima de tudo, reflita se o que foi dito pode melhorar a sua atuação. Acredite: o maior beneficiado será você mesmo!

3. Peça feedbacks mais claros

Mas e como você pode aprender com esses feedbacks? Ora, peça exemplos, fale das suas dificuldades e pergunte que soluções o outro enxerga nesses momentos.

Mostre que você está aberto a novas atitudes, mas seja sincero. Nada de prometer mudanças se essa não é verdadeiramente a sua intenção.

4. Não seja um mártir, mas sim um exemplo

Você errou e isso é humano! Aprenda com isso, torne-se proativo e pronto! Nada de ficar remoendo, lamentando-se ou tentando revidar essa situação.

Muito pelo contrário, use isso para inspirar os outros à sua volta a lidar bem com os feedbacks. A partir do momento que as críticas começam a ser bem-vindas, o ambiente se torna mais produtivo e as relações profissionais se fortalecem.

Os feedbacks podem elevar a sua equipe a outro patamar

Acredite: é assim que surgem os times fortes e competitivos! Empresas só crescem se os seus colaboradores são capazes de trabalhar juntos e melhorarem seus desempenhos!

Do contrário, equipes que não se comunicam bem acabam criando um ambiente mais favorável a acidentes de trabalho, doenças psicossomáticas, desmotivação e demissões.

E já que estamos falando em equipes engajadas e motivadas, que tal acompanhar um outro artigo nosso sobre o assunto? Confere lá!

Ah! E não esquece de comentar por aqui… como você reage ao receber feedbacks negativos?

Te aguardo,

Abraços!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

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