capuz-forneiro-epis-para-fornos

EPIs e principais medidas de proteção para trabalhos em fornos

A segurança dos colaboradores é um tema central quando falamos em um ambiente ocupacional com altas temperaturas. Para a redução dos riscos, medidas de controle precisam ser tomadas, evitando assim um maior número de acidentes.

Essa proteção aos trabalhadores deve seguir as normas regulamentadoras, um conjunto de objetivos que visam à promoção de saúde e segurança aos profissionais expostos a atividades de risco iminente.

Nesse artigo vamos falar sobre a NR e as medidas de segurança necessárias para a proteção de profissionais que trabalham com fornos. Além disso, conheça quais os EPIs adequados para trabalhos em altas temperaturas. Boa leitura!

Qual NR fala de fornos?

A Norma Regulamentadora que versa sobre a utilização de fornos é a NR 14. Nela está definido como os fornos utilizados nas indústrias devem ser estruturados, incluindo o material do qual deve ser produzido.

Segundo a norma, um forno é um aparelho que realiza por meio da utilização de calor a modificação física e química de um material.

Sendo que, essa regulamentação se refere a fornos onde é necessária a queima a partir de combustíveis, excluindo assim fornos elétricos.

Segundo a NR 14, todo processo que expõe colaboradores a altos-fornos, deve ocorrer dentro de medidas de segurança para que a segurança seja preservada.

Estrutura e instalação do forno segundo a NR 14

A instalação de um forno deve oferecer o máximo de segurança aos trabalhadores expostos diretamente a ele e a todas as instalações da empresa. Isso porque uma grande quantidade de calor é liberada a partir dele.

Outros fatores considerados na hora de planejar a instalação do forno são:

  • O limite de acúmulo de gases nocivos;
  • O calor excessivo no ambiente laboral;
  • O tipo de chaminé e suas dimensões;
  • Um sistema de tratamento de ar.

O forno é dividido pela forma de combustão ou pelo tipo de aquecimento. Os fornos a combustão, segundo a NR 14, podem ser abastecidos por combustíveis líquidos, sólidos e gasosos.

No geral, um forno é estruturado em 4 partes, que são:

  • O conjunto de maçaricos responsáveis pela queima;
  • A câmara de combustão onde as reações ocorrem;
  • Um sistema de exaustão;
  • Recursos de controle do forno.

Além disso, um forno de alta temperatura deve ser construído em material refratário, para diminuir os riscos de explosões.

Quais os EPIs para trabalhos em fornos?

O trabalho em fornos exige uma série de cuidados também na proteção individual dos colaboradores. Os Equipamentos de Proteção Individual devem seguir normas e possuir certificado de aprovação, garantindo assim uma maior segurança.

Os EPIs utilizados em trabalhos em fornos são:

Esses EPIs devem ser confeccionados em material refletivo, evitando o acumulo de calor que pode causar problemas como desidratação e choque térmico. Além disso, os equipamentos também precisam:

  • Ser resistentes a altas temperaturas;
  • Confeccionados em material anti-chamas;
  • Permitir a transpiração;
  • Ser ajustáveis para um maior conforto dos profissionais.

Sendo assim, esses EPIs devem ser aluminizados e seguirem um alto padrão de segurança. Luvas de proteção produzidas em aramida carbono aluminizado são ideais para manuseio de ferramentas de alta temperatura.

3 medidas de proteção para trabalhos em fornos

Para reduzir os riscos em um espaço laboral de alta temperatura, algumas medidas de proteção podem ser tomadas. Veja abaixo 3 precauções básicas que podem fazer a diferença.

1) Redução de riscos no ambiente

A amortização de riscos para trabalhos em fornos começa com um bom planejamento do espaço de trabalho, que deve ter um sistema de ventilação adequado e ser bem sinalizado.

2) Treinamentos regulares

Manter um programa de capacitação regular, sempre reforçando as melhores práticas de trabalho e o uso dos equipamentos de segurança.

3) Uso adequado de EPIs certificados

A empresa deve fornecer os EPIs adequados para o trabalho em fornos e realizar o treinamento sobre o uso desses equipamentos, incluindo instruções de armazenamento, manuseio e descarte de forma segura.

Como vimos, o trabalho com fornos requer uma série de medidas de segurança para a redução de riscos de acidentes no espaço ocupacional. Por isso, na hora de escolher os EPIs adequados para os seus colaboradores é necessário optar pela qualidade.

Conheça hoje mesmo os produtos da SUPREMA Luvas e garanta qualidade e segurança para os profissionais da sua empresa!

Abraços,

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

 

Posts relacionados

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

epis-para-alta-temperatura-epis-para-protecao-termica-1

EPIs para proteção térmica: o que são e quais os mais indicados?

voce-sabe-que-profissionais-devem-usar-o-capuz-balaclava-1

Capuz Balaclava: guia definitivo sobre este importante EPI

Deixe um comentário

Respostas de 2

  1. Eu moro próximo a umas cerâmicas cujos trabalhadores exercem a função próximos à fornos de altas temperaturas, mas sem NENHUMA proteção.
    Quanto seria gasto por cada um deles para que pudessem trabalhar protegidos?

    1. Não é possível opinar.
      O que podemos afirmar é que os trabalhadores precisam de proteção adequada ao tipo de risco.
      Abraços.
      Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *