equipamentos-de-protecao-coletiva-para-o-calor

Equipamentos de Proteção Coletiva para o calor

É muito comum ouvir falar na importância do trabalho em equipe dentro de uma empresa. Como um profissional motivado e satisfeito influencia os demais. Claro que a saúde e integridade deles é fundamental para que tudo ocorra corretamente e se obtenham os resultados desejados.

Nesse aspecto, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a proteção individual. Mas, e os cuidados com o todo, as medidas que mantêm todos os trabalhadores protegidos? É para isso que servem os EPCs, Equipamentos de Proteção Coletiva.

A importância dos EPCs

Segurança no trabalho é vital para todos, dos trabalhadores à própria empresa. O que nem todos sabem é que ela é muito mais que as soluções individuais. Regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os equipamentos de proteção coletiva suprem essa função.

São ferramentas e itens que atendem o ambiente como um todo, protegendo o grupo inteiro na realização de determinada tarefa, por isso devem ser instalados ao alcance de todos que realizam aquela atividade.

Naturalmente, os EPCs variam de acordo com a área de atuação e é dever de um bom gestor saber o que é necessário para a sua equipe. E quando estamos lidando com calor e altas temperaturas? Quais são os riscos? Quais as medidas coletivas que se devem tomar?

EPCs para Altas Temperaturas

Trabalhar com calor excessivo expõe a pessoa a diversos perigos. Talvez o mais lembrado sejam as queimaduras e muitos acreditam que ela só acontece quando alguém entra em contato direto com uma superfície aquecida, sem ter noção de que a própria temperatura e o vapor podem causar danos tão sérios quanto.

Luminosidade, radiação e perda de líquido podem levar à desidratação, e são outros problemas que podem ocorrer se a atividade for exercida com displicência. Mas felizmente há inúmeras formas de proteção seguindo Normas que devem ser observadas e colocadas em prática.

Principais EPCs para o calor

Entre os itens mais básicos para essa área em questão, estão os Sistemas de Ventilação, sejam naturais, como janelas, ou o uso de Aparelhos de Ar-Condicionado, além de Sistemas de Controle de Temperatura e os Exaustores.

Ventiladores e climatizadores são de grande ajuda em gerar o que se chama de “conforto térmico”, diminuindo o impacto que o calor tem no trabalhador. Isso é importante porque, além de afetar fisicamente, temperaturas muito fortes também mexem com o psicológico. Estressada, a pessoa acaba mais suscetível a erros e, consequentemente, acidentes.

Maneiras de diminuir o estresse térmico

Entretanto, reduzir a sensação térmica não é tudo que a empresa pode e deve fazer para proteger seus trabalhadores. Minimizar a exposição ao calor é importante e, para isso, pode-se usar barreiras de alumínio polido ou aço inoxidável para refletir raios infravermelho, além da iluminação e eventual radioatividade.

Informação também é prevenção

Além dessas ferramentas específicas, algumas medidas de informação também podem ser consideradas EPCs, como as placas de sinalização, isolamento de áreas de risco e a limitação do número de funcionários no uso de determinado ambiente ou ferramenta.

Uma equipe bem informada e constantemente lembrada de cuidados que deve tomar é uma equipe mais segura. Meios que impeçam incidentes que podem levar a acidentes graves, como piso antiderrapante, também compõem o catálogo de equipamentos que salvaguardam trabalhadores e gestores de qualquer problema e entram na categoria de EPCs.

E nunca é demais reforçar que EPC e medidas contra altas temperaturas só funcionam se todos os protocolos forem obedecidos e todos os EPIs, equipamentos de proteção individual, estejam sendo utilizados corretamente.

Então, capuz aluminizado com visor de proteção, vestimentas e luvas térmicas ou botas são tão imprescindíveis quanto toda as medidas adotadas para tonar o ambiente mais seguro.

Convidamos você a conhecer melhor o que a SUPREMA tem a oferecer em nossa aba de produtos. É mais segurança para a equipe de funcionários e tranquilidade para o time de gestores.

Te aguardo e até a próxima!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

epis-para-alta-temperatura-epis-para-protecao-termica-1

EPIs para proteção térmica: o que são e quais os mais indicados?

voce-sabe-que-profissionais-devem-usar-o-capuz-balaclava-1

Capuz Balaclava: guia definitivo sobre este importante EPI

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *