Trabalhar em um ambiente de exposição a altas temperaturas pode trazer muitos danos à saúde, por isso é necessário que empresas e colaboradores mantenham o máximo de atenção as normas de segurança.
Entre as medidas que podem ser tomadas para diminuição de riscos nesses espaços, podemos destacar a utilização de EPIs adequados a altas temperaturas.
Mas você sabe por que é tão importante ter esses cuidados? Nesse artigo destacamos alguns riscos dos espaços laborais de altas temperaturas e o que prevê as normas reguladoras.
Confira!
Quais os riscos a saúde do trabalhador exposto a altas temperaturas?
O trabalho em altas temperaturas exige muitos cuidados, pois a exposição recorrente ao calor pode causar diversos problemas de saúde, inclusive danos permanentes.
Essa exposição recorrente sem o uso adequado de EPIs para altas temperaturas desobedece às normas e podem causar problemas, como:
- Câncer de pele;
- Perda de visão;
- Desidratação;
- Queimaduras;
- Danos respiratórios etc.
Além de um risco a saúde dos colaboradores, o trabalho em altas temperaturas sem a utilização adequada dos EPIs pode acarretar problemas para a empresa diante da justiça do trabalho.
Sendo assim, é fundamental que a empresa disponibilize os equipamentos de proteção individual adequados para trabalho em altas temperaturas e também realize treinamentos.
Dessa forma, os colaboradores estarão mais preparados e há diminuição de risco de acidentes laborais.
Qual NR fala sobre a exposição laboral ao calor?
Segundo a NR 15, espaços de trabalho de alta temperatura devem seguir os limites de tolerância, tempo de intervalo e de jornada de trabalho adequados.
A norma reguladora 17, também conhecida como NR 17, estabelece que em um ambiente de trabalho contínuo deve haver uma condição mínima de conforto para a equipe de colaboradores, e que a temperatura deve ser de 20º a 23ºC.
Além disso, é necessário que o espaço tenha circulação de ar e com umidade mínima de 40%. E no caso de exposição a atas temperaturas, é obrigatório, segundo o ISO 7730, o uso de equipamentos de proteção de alta eficiência.
Qual o grau de insalubridade para calor?
O trabalho em ambiente de altas temperaturas é altamente insalubre, pois essas temperaturas elevadas podem levar a uma exaustão térmica, já que o corpo é termorregulado.
Alguns dos problemas que podem ocorrer a quem está exposto a essas temperaturas sem proteção adequada são:
- Pressão arterial alterada;
- Irritação dérmica;
- Perturbação digestiva;
- Cansaço etc.
Para evitar esses problemas, é necessário o fornecimento aos trabalhadores EPIs especiais para a proteção térmica.
O que é a proteção térmica?
A proteção térmica é feita por meio de vestimentas profissionais que protegem o corpo contra fatores de temperatura extrema. Elas diminuem o incomodo causado pela temperatura elevada e diminuem os riscos de acidentes.
Quais os EPIs utilizados para proteção contra o calor?
Além das vestimentas térmicas, outros EPIs são essenciais para diminuir os riscos de acidentes em ambientes de trabalho de altas temperaturas. Conheça alguns deles:
1. Protetor Facial
Esse tipo de proteção facial difere das máscaras com respiradores, pois elas realizam a proteção completa do rosto para evitar o contato com material quente, como respingo de metais em estado líquido.
2. Óculos de proteção
O uso dos óculos de proteção é fundamental para que o colaborador exposto a altas temperaturas não sofra grandes danos a sua visão. Esses óculos também ajudam na proteção contra raios nocivos, como UV e infravermelho.
3. Luva aluminizada para altas temperaturas
A proteção das mãos por meio de luvas especiais é indispensável no dia a dia do trabalho com altas temperaturas, pois as mãos estão constantemente expostas ao calor de fornos e ferramentas quentes.
Essas luvas evitam queimaduras e são um EPI essencial em indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Mas para que a proteção seja completa é necessário adquirir luvas de qualidade comprovada, que sigam os mais exigentes padrões de qualidade.
Na hora de escolher os EPIs adequados para trabalho em altas temperaturas é necessário ter atenção e optar pela qualidade de produtos comprovados pelo INMETRO e fabricado conforme a ISO.
Por isso, conheça hoje mesmo os produtos da SUPREMA Luvas e garanta mais segurança aos seus colaboradores!
Abraços e até o próximo conteúdo.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura