cultura-de-seguranca-do-trabalho

Como criar uma Cultura de Segurança do Trabalho

O Brasil é 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número de casos de acidentes de trabalho no Brasil passa de 700 mil por ano.

A importância de estabelecer uma Cultura de Segurança do Trabalho em políticas eficazes de segurança e uso de EPIs faz a diferença na redução de riscos de acidentes a qual possa trazer prejuízos à integridade dos colaboradores e juntamente à produtividade da sua empresa.

O que é a Cultura de Segurança do Trabalho

A Cultura de Segurança do Trabalho é um conjunto de atitudes e costumes compartilhados por um grupo de pessoas para diminuir e evitar determinados riscos em acidentes.

Existe na Cultura Organizacional a priorização de Segurança do Trabalho ou aspectos que impactam positivamente as atitudes dos membros retratando um conjunto de crenças, valores e normas partilhados pelos membros de uma empresa.

Os seus benefícios trazem diversas práticas preventivas e seguras com grande redução em acidentes de trabalho. Aumentando a produtividade e o sucesso da empresa, que crescerá no mercado a qual atua devido à preocupação com a saúde e segurança dos seus trabalhadores.

O papel do profissional de SST para a Cultura de Segurança do Trabalho

O profissional de SST para a Cultura de Segurança do Trabalho é parte fundamental para a mudança cultural, proativa e comprometida. Suas habilidades de comunicação caracterizam e mobilizam tanto a liderança quanto os colaboradores.

A revisão nos papéis dos profissionais da área de SST são avaliados e definidos pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, tendo como objetivo determinar, neutralizar ou eliminar os riscos no ambiente de trabalho para garantir a saúde e segurança do trabalhador.

É uma forma de envolver os colaboradores nesta cultura, incentivá-los a participar do controle e da prevenção referente a questão que envolve a SST. Fornecendo treinamentos, palestras e incentivando denúncias de atos e situações inseguras, sendo um agente colaborador dentro do próprio ambiente de trabalho.

Dicas para criar uma Cultura de Segurança do Trabalho

Criar uma Cultura de Segurança do Trabalho não é algo tão fácil. É necessário criar meios de intervenções, diálogos com os colaboradores que devem estar atentos aos prováveis acidentes.

E para implantar essa Cultura de Segurança do Trabalho na empresa, seguem algumas dicas essenciais, como:

  1. Liderança Ativa – É através de ações visíveis para aprimorar e regular seus sistemas. Podendo fazer muita diferença em atingir resultados sustentáveis na prevenção de acidentes e na proteção ao trabalhador.
  2. Envolvimento de todos – Estimular através dos gestores que os colaboradores possam se envolver diretamente no sistema de prevenção de acidentes, opinando na criação e no funcionamento dos processos de segurança.
  3. Postura Racional – Adotar uma postura racional quanto à segurança para evitar acidentes como destrinchar dados, detalhes, números, configurações. Definindo procedimentos eficientes para cada parte do processo, buscando resultados de prevenção com uso de EPIs como a Perneira Aluminizada.
  4. Treinamento e Relatórios – É uma maneira de engajar e organizar treinamentos, demonstrando o compromisso que a empresa tem com a segurança. Além disso, desenvolver algo positivo em relação aos relatórios de segurança, permitindo que os funcionários relatem problemas ou riscos em acidentes.
  5. Pontos essenciais – São pontos que retêm uma maior atenção na manutenção da cultura de segurança positiva e eficiente que são: planejar, organizar, liderar, investigar, corrigir, elogiar, divulgar e avaliar.

Conclusão

Criar uma Cultura de Segurança do Trabalho não é fácil e exige tempo. Apesar de que os números ainda ocorrem nas empresas em relação a acidentes, ainda é necessário que os gestores, assim como os órgãos reguladores, atentem-se a situações de descaso que ainda ocorrem em relação a essa questão de acidentes no ambiente do trabalho.

E os setores com maior número de acidentes estão na indústria e nos serviços. Consequentemente, podemos ter uma parcela considerável do mercado que ainda necessita considerar mudanças em sua Cultura de Segurança no Trabalho.

É necessário esse compromisso com a segurança do trabalho de maneira eficaz, na qual a SUPREMA uma das mais conceituadas empresas do segmento de fabricação de EPIs para Alta Temperaturas oferece qualidade, credibilidade, compromisso, pontualidade e desenvolvimento de produtos.

Precisa de alguma ajuda? Clique no ícone de WhatsApp que você no canto inferior direito, vamos ter um imenso prazer em falar com você.

Estamos à disposição,

Abraço,

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

Deixe um comentário