Seja você um Profissional da Segurança do Trabalho ou mesmo uma Revenda de EPIs, reuniões e apresentações fazem parte da sua rotina de trabalho.
O problema é que nem todo mundo se sente confortável apresentando um projeto, discutindo ideias ou até mesmo divulgando as novas ações de marketing da empresa diante dos seus colaboradores.
Embora a oratória fosse uma disciplina indispensável nas escolas da antiguidade, ao longo do tempo está habilidade deixou de ser explorada nas escolas e cursos universitários.
Logo, não é de se estranhar que tanta gente sinta dificuldade em falar em público. Contudo, seguindo algumas dicas, é possível perder o medo e a vergonha e usar a oratória para se destacar no seu ambiente de trabalho.
Separamos 5 dicas “imprescindíveis” de oratória para para que você comece a praticar. Preparado? Então, acompanha este blogpost até o final!
1. Comece a praticar a oratória livremente
O primeiro passo para perder o medo de falar em público é parar de se autocriticar. Acredite, muitas vezes, somos mais duros conosco do que a nossa plateia.
Por isso, o primeiro passo é treinar a sua fala, sem muitas críticas. Apenas observe! Veja se você fica muito parado ou se gesticula mais, se fala rápido ou muito devagar, se usa vícios de linguagem.
Depois de notar seus pontos fortes e fracos, você vai conseguir lapidar melhor a sua apresentação!
2. Invista na sua expressão corporal
Gestos são muito importantes para dar dinamismo à sua apresentação. Entretanto, é preciso ter cuidado! Eles precisam ser leves e harmônicos.
Fique atento para não ficar com os braços cruzados ou colocar as mãos no bolso, coçar o nariz frequentemente ou mexer exageradamente em papéis, canetas ou garrafas.
Esses gestos podem demonstrar seu nervosismo ou ainda desfocar a atenção da sua plateia.
3. Utilize um bom tom de voz
Normalmente, quando as pessoas estão mais tímidas, como durante uma apresentação de campanha preventivas, é comum baixar o tom de voz. Muitas vezes, tornando a sua palestra inaudível por parte da plateia.
Já um tom de voz mais grave pode demonstrar a angústia de estar ali ou soar de forma grosseira. Daí a necessidade de adequar bem o seu tom de voz durante a sua performance.
Se utilizado da maneira certa, o tom de voz pode ser um aliado a mais para conquistar a plateia e aumentar a sua confiança. Busque usar um tom nem muito alto, nem muito baixo. E tenha atenção ao ritmo da sua fala.
Em momentos mais enfáticos, você pode explorar um pouco mais do tom de voz, mas sem exageros. O importante é que você pratique bastante para ter esse controle.
4. Evite os vícios de linguagem
Muito provavelmente você já deve ter presenciado uma apresentação de alguém que insistentemente terminava suas frases com algum vício de linguagem como o “tá?”, “ok”, “né?”.
Reparou que, após um determinado tempo, você não consegue prestar mais atenção ao conteúdo passado e só se concentra na repetitiva expressão?
Pois bem, é exatamente essa dispersão que você irá causar no seu público se mantiver esses vícios na sua fala.
O ideal aqui é você gravar o modo como fala para ir se livrando desses vícios.
5. Use os recursos tecnológicos a seu favor
Se você está fazendo uma apresentação para o seu time de colaboradores, como sobre os limites de tolerância, e, de repente, acaba se esquecendo de algumas informações, o que você faz?
- Fica nervoso e perde o interesse da plateia;
- Cola do slide que você preparou para a apresentação.
Muito provavelmente, você escolheu a letra b, correto? Não se preocupe em decorar suas falas. O importante é estar ciente de que todos cometem erros, por isso, é importante tentar evitá-los.
Então, pegue os principais pontos da sua apresentação e coloque nos slides, assim, caso você se esqueça de algo, poderá relembrar mais facilmente. Mas lembre-se, praticar é a chave para que tudo saia de acordo com o que você planejou.
Viu? Cuidar de uma apresentação em público pode ser mais natural do que parece. Aliás, é como o dia a dia de um profissional de SST: primeiro, você avalia o ambiente e identifica os possíveis pontos fracos; depois, escolhe os recursos que ajudarão a minimizar prováveis erros e, na sequência, observa como tudo funciona na prática, sempre de olho caso algo saia do previsto.
Mas agora queremos ouvir você, diz aí, o que mais lhe assusta na hora de montar uma apresentação ou reunião?
Aguardo você!
Um grande abraço e até a próxima.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura