O Técnico de Segurança do Trabalho é um dos principais responsáveis por zelar pelo bem-estar dos colaboradores em uma empresa.
Mas, afinal, você sabe o que realmente faz esse profissional?
Nesse artigo, vamos explicar as principais funções do Técnico de Segurança do Trabalho, onde ele atua, dentre outras informações! Continue a leitura…
O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?
O Técnico de Segurança do Trabalho é o responsável por orientar e implementar medidas para preservar a integridade física dos funcionários em empresas.
Dentre algumas funções que esse profissional executa, podemos citar:
- checar o cumprimento das normas de segurança;
- analisar causas de acidentes;
- perceber possíveis riscos no espaço;
- inspecionar equipamentos dos funcionários;
- verificar o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual);
- dentre outras.
É um profissional essencial em diversos setores, sobretudo no ramo da indústria e da construção civil.
Quando é necessário ter um Técnico de Segurança do Trabalho?
Em 2019, a NR-4 passou a exigir a criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em empresas com 50 empregados ou mais, com o objetivo de preservar a saúde dos colaboradores no ofício.
O SESMT é composto por uma equipe formada por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do trabalho.
No entanto, nem todo estabelecimento precisa do grupo completo. Depende do grau de risco e número de funcionários na empresa.
Nesse caso, o Técnico de Segurança do Trabalho é necessário em empresas com grau de risco quatro e 50 a 100 trabalhadores. Caso o estabelecimento não cumpra as regras, pode sofrer sanções.
Onde atua o TST?
- Fábricas;
- Obras;
- Hospitais;
- Mineradoras;
- Centros de logística;
- Dentre outros.
O que o Técnico de Segurança do Trabalho tem que saber?
Como responsável por assegurar a integridade física dos trabalhadores, o TST precisa dominar as principais normas de segurança relacionadas à proteção dos colaboradores.
Isso envolve o conhecimento de assuntos, como ergonomia, psicologia do trabalho, toxicologia industrial, saúde ocupacional, dentre outros. Além disso, é essencial conhecer os principais EPIs, bem como o seu correto.
O TST também tem que saber habilidades interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe, visto que são fundamentais para exercer bem a profissão.
Qual é o salário de um Técnico de Segurança do Trabalho?
Quanto ganha um Técnico de Segurança do Trabalho? Esse valor varia conforme a cidade e o setor de atuação!
Segundo o site Vagas, um Técnico de Segurança do Trabalho recebe – em média – R$2.875 no Brasil.
Encontre os melhores EPIs
Se você é um TST deve saber a importância dos EPIs adequados ao risco, correto?
A SUPREMA também reconhece essa importância e fabrica Luvas e Vestimentas para diversos segmentos, como construção civil, metalúrgicas, siderúrgicas, entre outros. Nosso destaque está na produção de EPIs para Alta Temperatura, como a Luva Aluminizada!
Agora a gente quer saber o que você achou do conteúdo! Deixe nos comentários, ok?
Grande abraço e até o próximo conteúdo.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Respostas de 2
Bom dia
Olá tudo bem com você, muito boa colocação pois tem muita gente que pensa que sabe mas na verdade não esta fazendo o que lhe é devido correto, as vezes as pessoas tem que conversar com outros técnicos e também os fabricante que também entendem de vários procedimentos e chagam ate ajudar no desenvolvimento que um Epi de acordo aos seu colaborador.
Verdade Edison! Verdade!
Muito obrigado por sua colaboração!
Fique sempre conosco!
Abs,
Pedro