pgr-nr9

Quais os benefícios de seguir a NR 9?

A NR 9, ou Norma Regulamentadora número 9, estabelece a implementação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas. Essa Norma foi atualizada recentemente, visando ampliar as medidas de proteção aos trabalhadores.

Ela é fundamental para a prevenção de riscos e a manutenção da integridade dos colaboradores. Para isso ser possível, a NR 9 estabelece medidas que consigam antever a ocorrência de acidentes buscando melhores maneiras de evitá-los.

Mas você conhece os detalhes da NR 9? Sabe quais pontos foram atualizados e os benefícios da implementação de um PGR na sua empresa? Então, continue a leitura desse artigo e confira tudo que você precisa saber sobre essa norma.

Acompanhe!

O que é a NR 9?

A NR 9 estabelece medidas de proteção aos trabalhadores por meio da implantação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas.

Segundo essa norma, todas as empresas que admitem colaboradores devem estabelecer um PGR para preservar a integridade de seus profissionais.

Qual o principal objetivo da NR 9?

A NR 9 tem por objetivo a preservação da integridade e saúde dos colaboradores das empresas. Para isso, a norma estabelece que as empresas realizem a verificação e controle dos riscos que existem no ambiente laboral.

Essa antecipação pode ser crucial para garantir que os acidentes de trabalho sejam reduzidos. Um exemplo é o treinamento dos colaboradores e o uso de EPIs adequados.

Quais são os riscos classificados pela NR 9?

Os riscos destacados pela NR 9 são os agentes biológicos, químicos e físicos aos quais os profissionais estão expostos em seus espaços laborais.

Esses agentes podem causar danos permanentes à saúde e devem receber medidas de redução de danos. Alguns agentes que podemos destacar são:

Biológicos

  • Fungos;
  • Bactérias;
  • Vírus, etc.

Físicos

Químicos

  • Poeira;
  • Gases;
  • Vapores;
  • Fumo, etc.

Além da preocupação com os profissionais expostos a esses agentes, a NR 9 também visa aos cuidados com os impactos ambientais que as empresas podem causar por conta desses agentes.

O que é um PGR? Quais as diferenças entre ele e o antigo PPRA?

O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de procedimentos estabelecidos pela nova NR 9. Ele foi criado em substituição ao PPRA, o Programa de Proteção de Riscos Ambientais, e agora tem um sentido mais amplo.

Os objetivos do Programa de Gerenciamento de Riscos são:

  • Desenvolver formas de avaliação de riscos;
  • Realizar o controle e monitoramento das ações de redução de riscos;
  • Apresentação de novos procedimentos de gestão;
  • Registrar as implementações do programa nas empresas.

As mudanças com relação ao PPRA possibilitam a prática das ações de redução de riscos nas empresas, não apenas como uma hipótese, mas como ação.

Seguindo a NR 9 e estabelecendo um Programa de Gerenciamento de Riscos, a empresa consegue reduzir o número de acidentes e evita problemas jurídicos. Além do mais, oferece um ambiente de trabalho mais adequado para seus colaboradores.

Para reduzir ainda mais esses riscos, é necessário a adoção de EPIs de qualidade, como luvas de proteção térmica e vestimentas adequadas para o trabalho em altas temperaturas.

A SUPREMA produz EPIs com alto padrão de qualidade, certificados pelo INMETRO. Não corra riscos, garanta já os melhores equipamentos de proteção. Faça seu orçamento com a SUPREMA e leve mais segurança para sua empresa.

Grande abraço,

Pedro Bezerra

SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

NR 7 atualizada: o que é, para que serve e como colocar em prática

NR 15: o que é, onde se aplica e como implementar na empresa

nr-15-entenda-a-norma-regulamentadora-1

NR15: Entenda a Norma Regulamentadora

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *