epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

Garantir o conforto térmico no trabalho é essencial para promover a saúde, a segurança e a produtividade dos colaboradores. Profissionais de segurança e saúde do trabalho (SST) têm um papel fundamental na identificação e implementação de soluções que assegurem um ambiente adequado em termos de temperatura.

Por exemplo, em uma fábrica de manufatura, o uso de sistemas de ventilação e climatização pode reduzir significativamente o calor gerado pelas máquinas, proporcionando um ambiente mais confortável e seguro para os trabalhadores. Este é apenas um exemplo do que pode ser implementado nas empresas para melhorar o conforto térmico.

Neste blogpost, discutiremos as melhores práticas e estratégias para alcançar esse conforto no ambiente de trabalho, visando o bem-estar e a eficiência dos colaboradores. Então, continue a leitura e confira tudo que separamos aqui.

O que é conforto térmico?

O conforto térmico existe quando é possível realizar as atividades laborais ou não com bem-estar físico e mental porque a temperatura do ambiente está confortável. Ou seja: refere-se a sensação de satisfação com o clima do local, indicando que a pessoa não está sentindo nem frio e nem calor excessivo.

Vários fatores podem influenciar a percepção térmica de uma pessoa, dentre esses aspectos que determinam o conforto, podemos citar: a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a velocidade do ar, a temperatura radiante das superfícies, o nível de atividade ou movimentação física, a vestimenta e as características individuais de cada pessoa.

Vale destacar que o conforto térmico é essencial em qualquer ambiente, em especial dentro das empresas, pois ajuda a promover o aumento da produtividade, a melhoria da saúde física e mental e a manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores e outras pessoas presentes no ambiente da organização.

Leia também: EPIs para proteção térmica: o que são e quais os mais indicados?

Qual a importância do conforto térmico no ambiente de trabalho?

Como mencionamos, o conforto térmico é muito importante independente do ambiente onde a pessoa está. Isso porque essa condição pode promover muitos benefícios físicos e mentais, assim como a sua falta pode provocar diversos prejuízos à saúde e a vida de quem está exposto a ambientes com altas temperaturas sem controle.

No cenário das empresas, podemos dizer que esse conforto é ainda mais essencial, pois tem relação direta com a produtividade dos trabalhadores, que é determinante para a manutenção e o crescimento de qualquer organização.

Pensando nisso, separamos abaixo os principais benefícios do conforto térmico para os trabalhadores e as empresas. Continue a leitura e confira todas as informações.

Benefícios para os trabalhadoresBenefícios para as empresas
Redução de doenças relacionadas ao calorMelhora da qualidade dos produtos e serviços
Melhora do sonoMaior segurança no ambiente de trabalho
Menor estresseMelhora da reputação da empresa
Aumento da disposição física e mentalRedução dos custos com assistência médica
Aumento da concentração e da atençãoDiminuição dos afastamentos por motivos de saúde
Melhora da qualidade do trabalhoRedução dos custos com retrabalho
Redução de errosRedução do turnover (rotatividade de funcionários)
Maior agilidade nas tarefasCriação de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro
Maior disposição para realizar atividades que exigem esforço físico ou mentalRedução de acidentes de trabalho
Maior satisfação com o ambiente de trabalhoAumento da produção
Aumento do sentimento de valorizaçãoMaior competitividade no mercado
Melhora do clima organizacionalAtração de novos talentos
Maior engajamento com a empresa e com as tarefasCumprimento de normas e regulamentações
Melhora da imagem da empresaFortalecimento da marca empregadora

Resumo dos benefícios do conforto térmico.

Veja também: A importância da proteção térmica para profissionais de SST

Quais as consequências de não controlar a temperatura no ambiente de trabalho?

Você já deve estar cansado de saber que as altas temperaturas sem controle podem acarretar diversos prejuízos à saúde e a vida das pessoas, não é verdade? Mas, sabe quais são essas consequências que as assombram, em especial no ambiente de trabalho?

É muito importante entender a fundo esses problemas causados pelo desconforto térmico, assim ficará mais fácil identificar as possíveis causas e criar ações que possam melhorar a sensação térmica dentro de ambientes fechados ou não da sua empresa.

Então, confira abaixo as principais consequências do desconforto térmico dentro das organizações e suas respectivas descrições. Acompanhe!

ConsequênciaDescrição
Doenças relacionadas ao calorExaustão térmica, insolação, desidratação, aumento da pressão arterial. Assim como maior probabilidade de desenvolver doenças renais.
Distúrbios eletrolíticosDesequilíbrio nos níveis de sódio e potássio no organismo.
Problemas respiratóriosDificuldade para respirar, agravamento de doenças respiratórias pré-existentes.
Piora de doenças crônicasAgravamento de condições como asma e rinite alérgica.
Dores de cabeça e tonturaSensação de mal-estar e desconforto.
Fadiga, exaustão e sonolênciaDiminuição da energia e do desempenho.
QueimadurasPor contato com superfícies quentes ou líquidos.
Aumento do risco de acidentesDificuldade de concentração, reflexos mais lentos, maior propensão a erros.
Redução da produtividadeMenor eficiência no trabalho, aumento do tempo para concluir tarefas.
Diminuição da motivação e do engajamentoDescontentamento com o ambiente de trabalho, menor interesse nas atividades.
Aumento do estresse e da irritabilidadeDificuldade em lidar com situações de pressão, maior conflito entre os colaboradores.
Diminuição da satisfação com o ambiente de trabalhoSensação de desconforto e insatisfação com as condições de trabalho.

Resumo das consequências de não controlar a temperatura.

Confira também: EPIs aluminizados: tendências e inovações no setor de SST

Como alcançar o conforto térmico em trabalhos com alta temperatura?

A ausência de controle adequado da temperatura no local de trabalho pode impactar o desempenho dos funcionários de várias formas. Em ambientes excessivamente quentes, é comum que se sintam exaustos e desanimados, o que pode comprometer tanto a produtividade quanto a qualidade do trabalho.

Vale destacar que a Norma Regulamentadora 17 trata sobre o conforto térmico dentro das empresas. Nesse caso, ela diz que as empresas devem implementar ações para regular a temperatura, a velocidade do ar e a umidade com o objetivo de garantir conforto térmico durante o trabalho, mantendo a faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C em ambientes climatizados.

Além disso, é essencial controlar a ventilação para reduzir ao máximo a exposição dos trabalhadores a correntes de ar diretas. Para que você possa implementar ações efetivas dentro da organização para manter o conforto térmico e atender as diretrizes da NR 17, separamos abaixo várias dicas que podem ajudar nesse processo. Confira!

DicaDescrição
Controle da temperatura ambienteUtilizar ar condicionado, ventiladores e exaustores para manter a temperatura em níveis agradáveis.
Acesso a ventilação naturalA ventilação natural pode ajudar a renovar o ar e reduzir a temperatura em ambientes quentes.
Monitoramento da umidade do ambienteCertifique-se de que a umidade relativa do ar esteja em níveis apropriados para prevenir tanto o ressecamento quanto o excesso de umidade no local de trabalho.
Isolamento térmicoInvestir em isolamento térmico do ambiente de trabalho para evitar o ganho de calor.
HidrataçãoInstalar bebedouros e incentivar a ingestão de bastante líquido ao longo do dia, principalmente água, para repor os fluidos perdidos pelo suor.
Roupas leves e folgadasIncentivar a utilização de roupas confeccionadas com tecidos leves, respiráveis e de cores claras.
Pausas para descanso em locais frescosProporcionar aos trabalhadores pausas regulares em locais frescos e ventilados para se recuperar do calor.
Horários de trabalhoSe possível, optar por horários de trabalho em períodos mais frescos do dia.
Estratégias de resfriamento pessoalDisponibilizar toalhas umedecidas, borrifadores de água e gelo para refrescar o corpo.
Equipamentos de proteção individual (EPIs)Disponibilizar EPIs de altas temperaturas apropriados para o trabalho, como EPIs aluminizados.
Treinamento dos trabalhadoresTreinar os trabalhadores sobre os riscos do calor, os sintomas das doenças relacionadas ao calor e as medidas de prevenção.

Resumo das dicas para alcançar o conforto térmico.

Como mencionado anteriormente, há diversas ações que as empresas podem tomar. Isso abrange não apenas o uso de equipamentos de climatização e sistemas que assegurem a renovação e a qualidade do ar, mas também a implementação de processos que promovam o conforto térmico e a saúde no ambiente de trabalho.

Ao implementar essas ações dentro do ambiente da empresa, será possível garantir o conforto térmico no trabalho e promover um ambiente seguro e saudável para todos, evitando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho desnecessários.

Lembre-se: é essencial controlar o estresse térmico e para isso use indicadores, como a temperatura, a umidade relativa do ar, a velocidade do ar e a taxa de metabolismo. Dessa forma, você vai conseguir analisar se as ações implementadas realmente foram eficientes.

Conclusão

Alcançar o conforto térmico no trabalho é uma tarefa que exige atenção contínua e ação proativa por parte dos profissionais de segurança e saúde do trabalho (SST).

A criação de um ambiente térmico adequado não apenas melhora o bem-estar dos colaboradores, mas também eleva os níveis de produtividade e reduz o risco de acidentes e doenças ocupacionais.

Implementar soluções como sistemas de ventilação eficientes, áreas de descanso climatizadas e o fornecimento de equipamentos de proteção individual apropriados são passos essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável.

Com essas práticas, as empresas podem criar um ambiente mais saudável e produtivo, beneficiando tanto os funcionários quanto a organização como um todo.

Estamos à sua disposição!

Abraços e até a próxima!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

competencias-profissional-sst

Competências essenciais para o profissional de SST moderno

perda-de-eletrolitos-o-que-e-como-calcular

Perda de eletrólitos: o que é, como calcular e resolver

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *