trabalho-home-office

Será que o Home Office pode nos ajudar?

Embora a maioria dos temas relacionados ao Home Office ainda sejam bastante atrelados a visões futuristas, hoje vemos a necessidade do nosso país adotar essa iniciativa como mecanismo de sustentação de trabalhos e fluxos econômicos. Apesar do tema não ser tão atual mundo a fora, no Brasil esse assunto é relativamente recente e foi adotado apenas por se tratar de um método paliativo a atual situação.

Mas antes de falarmos da relevância do trabalho Home Office e como ele pode ser aderido em qualquer época, independente de pandemia ou situações extremas, vamos explicar qual o verdadeiro significado desse tipo trabalho e quais os seus desdobramentos.

Home Office não é tão literal quanto parece

Apesar da tradução literal de Home Office ser “trabalho em casa” ou “escritório em casa”, essa modalidade de trabalho não precisa ser necessariamente feita em uma residência, mas sim num espaço alternativo ao de costume, dentro de uma empresa.

O trabalho Home Office também pode ser atribuído a atividades extras empresariais, porém feitas dentro do horário de trabalho, feitas em hotéis, aeroportos, transportes ou em casa. Um bom exemplo disso, é o teletrabalho, ou trabalho à distância, que permite que você opere suas funções mesmo longe, como reuniões, produções independentes, entre outras coisas.

Quando o Home Office é possível?

Infelizmente, essa modalidade ainda não é válida para todo tipo de trabalho. Dividindo essa questão em dois cenários, temos aqueles que não dependem diretamente da interação com pessoas e que podem produzir seus trabalhos, sem inviabilizar suas ideias, de qualquer lugar.

Do outro temos àqueles que dependem de uma série de fatores internos para que o seu trabalho seja feito, no qual essa modalidade o impossibilitaria de exercer a sua função de forma integral, como a maioria dos trabalhadores das siderúrgicas, por exemplo.

Entretanto, trabalhar Home Office não significa que o trabalhador está dispensado das atividades presenciais, ok? Ao longo de suas atividades, possivelmente haverá vezes que serão necessárias visitas a empresa, interações com clientes ou busca de arquivos não portáteis em outras localidades.

Porém, vale ressaltar que para o Home Office ser implantado é necessário que a empresa disponibilize de mecanismos e subsídios que tornem essa atividade possível e, a partir disso, estabeleça regras tão significativas quanto o trabalho in loco.

Home Office não é sinônimo de trabalhar menos ou falta de profissionalismo

Trabalhar sem ser num escritório deve ser tratado com a mesma seriedade que o trabalho feito in loco numa empresa. Essa modalidade existe como método facilitador e menos compulsivo que a outra modalidade, permitindo que o trabalhador se sinta mais à vontade durante o exercício do seu serviço e tenha mais liberdade para se expressar. Ela é muito usada como paliativo para evitar pressões internas desnecessárias durante um período criativo ou produção de conteúdo minucioso. Entretanto, estar trabalhando à distância não significa que o trabalhador deve se sentir completamente à vontade.

Deve-se lembrar que durante um determinado período do dia ele deve satisfação à empresa em que trabalha. Ou seja, trabalhar com roupas íntimas ou pijamas são péssimos hábitos para quem está fazendo Home Office e que acabam refletindo na sua produção de trabalho, transparecendo em algumas situações a sua insegurança e impessoalidade.

Isso não significa que as mesmas formalidades do trabalho presencial serão acatadas, apenas que não há necessidade de mudanças tão bruscas. Faça o uso de roupas mais confortáveis sem perder o profissionalismo e esteja sempre preparado para qualquer momento de exposição, tanto por telefone, quanto por videochamada.

Pequenas atitudes ajudam a manter a inspiração e a motivação durante o expediente. Vale lembrar ainda que é preciso se preocupar com a ergonomia, mesmo fora do ambiente de trabalho.

Nem todo dia, é dia de Home Office

Algumas empresas já utilizam o sistema de Home Office em seu dia a dia, entretanto, alternando os dias na empresa com os dias distantes de lá. Geralmente, quem adota essa prática distribuem os dias de trabalho entre presencial e teletrabalho de forma que não defase com o tempo, podendo haver modificações nessa dinâmica com o tempo.

Também vale ressaltar que o Home Office muitas vezes só é acionado em momentos de necessidade em que a melhor alternativa é trabalhar do local em que está, do que ir para a empresa, fazendo dele um mecanismo prático e eficaz em situações extremas.

Nem sempre o Home Office é a melhor opção

Trabalhar à distância não é a solução para todos os problemas, muito menos irá aliviar suas demandas. Para que essa modalidade seja bem aproveitada é preciso ser levada bastante a sério com total dedicação, ou seja, durante o horário de trabalho não é permitido:

  • passeios a shoppings, praças etc.;
  • dormir até tarde;
  • consumir bebidas alcoólicas;
  • ligações pessoais;

E entre outras situações que estejam fora do escopo de trabalho.

Ter disciplina durante a execução de suas atividades, evitando que as distrações ao redor lhe desconcentrem, é apenas o básico para um teletrabalho bem feito. Além disso, trabalhar à distância com frequência pode causar ao trabalhador diversos transtornos como sensação de isolamento, desestabilidade familiar, e perda de concentração.

Apesar dos inúmeros desafios que o Home Office fornece, essa modalidade pode ser uma boa opção para o seu negócio se bem estruturada. Com ele, sua empresa poderá evitar que as tensões de trabalho se estendam, tanto no caminho até o trabalho, quanto in loco. Além disso, mudar um pouco o cenário laboral ajuda na motivação individual e na construção de um elo de confiança entre os encarregados.

O mundo está sempre em constante evolução, e você? Dê o upgrade necessário no seu negócio através de pequenos incentivos e crie elos entre seus funcionários para que eles não sejam apenas CPFs contratados para prestação de serviços à sua empresa, mas sim pessoas com credibilidade que possam crescer junto a você.

Agora, conta aqui para a gente. A sua atividade é possível ser exercida à distância? Você está trabalhando Home Office? Compartilhe conosco seu momento atual!

Te aguardo!

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

aumentar-produtividade-profissional-sst

Meditação: como aumentar a produtividade do profissional de SST

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Ginástica laboral e os benefícios para a empresa

Deixe um comentário

Respostas de 4

  1. Trabalho com Segurança do Trabalho e Logística…ministro treinamentos…nessa fase estou procurando uma forma de oferecer meus conhecimentos pela internet…mas não é fácil..investimento alto para se ter qualidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *