ginastica-laboral-e-os-beneficios-para-a-empresa

Ginástica laboral e os benefícios para a empresa

Talvez você não saiba, mas empresas que não implementam ginástica laboral perdem muito em produtividade e qualidade de vida e saúde dos colaboradores.

Nos últimos anos a preocupação com a saúde dos colaboradores vem aumentando, isso porque o número de afastamentos por problemas de saúde e até acidentes de trabalho relacionados com cansaço e falta de atenção aumentaram.

Já diz o ditado que “prevenir é melhor que remediar” e a ginástica laboral tem esse objetivo, de prevenir tanto doenças quanto problemas relacionados a questões físicas e psicológicas dos colaboradores.

O que é ginástica laboral

A ginástica laboral é um conjunto de exercícios realizados no trabalho, com duração entre 10 e 15 minutos, cujo objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.

Os exercícios realizados são de baixa intensidade e são indicados para melhorias no sistema cardíaco, respiratório e esquelético, ajudando a reduzir o cansaço ao fim do dia, combater doenças ocupacionais, melhorar a atenção e concentração, descontrair e melhorar a disposição dos colaboradores.

Os tipos de ginástica laboral

Existem diferentes tipos de ginástica laboral, cada um com seus objetivos e benefícios.

  • Ginástica preventiva: trabalha exercícios aeróbicos e anaeróbicos, e um de seus objetivos é melhorar a resistência respiratória e cardiovascular dos colaboradores;
  • Ginástica corretiva: trabalha exercícios focados na ergonomia, principalmente em quem trabalha sentado ou em uma mesma posição por longo período, e um de seus objetivos é evitar doenças ocupacionais;
  • Ginástica preparatória: trabalha exercícios que preparam os colaboradores para o início da rotina de trabalho, e um de seus objetivos é alongar os músculos que serão utilizados ao longo do dia;
  • Ginástica compensatória: ela é uma espécie de pausa no expediente cujo objetivo é combater a monotonia, trabalhando alongamento, postura e respiração;
  • Ginástica de relaxamento: realizada sempre ao final do expediente, seu objetivo é oxigenar a musculatura, proporcionando uma sensação de relaxamento para os colaboradores;

Quem pode praticar ginástica laboral

A ginástica laboral é pensada para todos os colaboradores de uma empresa, seja qual for sua função ou idade. Principalmente para os que:

  • passam o dia executando tarefas que exigem muito esforço físico e mental
  • realizam tarefas onde os movimentos e esforços se repetem ao longo do dia
  • se movimentam pouco
  • carregam peso
  • realizam atividade que levam a posturas não ergonômicas

Benefícios da ginástica laboral

Com tudo o que foi lido até aqui, já se pode imaginar que a ginástica laboral proporcione muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Se os colaboradores não estiverem em suas melhores condições de saúde e qualidade de vida, as chances da qualidade no trabalho cair são muito grandes. E a ginástica laboral pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, e assim gerar vários benefícios para a empresa.

Benefícios da ginástica laboral para a empresa

  1. Aumento da produtividade
  2. Prevenção de doenças
  3. Redução do número de faltas dos colaboradores
  4. Melhoria na interação entre os colaboradores
  5. Melhoria no clima organizacional

Benefícios da ginástica laboral para os colaboradores

  1. Melhoria na saúde cardiovascular e respiratória
  2. Melhoria na ergonomia
  3. Momento de descontração e relaxamento durante o expediente
  4. Melhoria na autoestima

Como implementar ginástica laboral na empresa

A ginástica laboral é como um EPI e está regulamentada pela NR-17, cujo objetivo é permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Para implementar a ginástica laboral na empresa é preciso ter um profissional habilitado, que nesse caso é o profissional de educação física.

Contratado o profissional, é preciso mapear os problemas ergonômicos e analisar as atividades realizadas por todos os colaboradores, para então definir o programa de atividades.

Feito isso, é hora de colocar o programa de treinos em prática, sempre sob a orientação do profissional qualificado, pois isso garantirá a integridade física de todos os participantes.

Ginástica laboral e a legislação

A implementação da ginástica laboral nas empresas está baseada em algumas leis que tornam a prática organizada.

No art. 8º da Lei N.º 6.213, de 2005 diz:

  • Art 8º. As empresas que não possuírem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA deverão constituir comissão formada por funcionários e pela direção da empresa, com o objetivo de zelar pelo controle de qualidade, da realização e da frequência das sessões destinadas à prática da ginástica laboral, adequadas ao tipo de atividade laboral exercida pelo corpo funcional.

E na Lei n° 3273, de 2019 diz que a ginástica laboral poderá ser utilizada nos serviços públicos:

  • Institui atividade de ginástica laboral diária para servidores, efetivos ou comissionados, empregados, empregados terceirizados e estagiários no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A implementação da ginástica laboral além de ser uma prática amparada por leis e ter uma Norma Regulamentadora que a apoie, é uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade tanto do trabalho dos colaboradores quanto da saúde e qualidade de vida deles.

Enquanto alguns olham para a ginástica laboral como uma despesa, comece a olhar como um investimento. Afinal de contas, colaboradores bem-dispostos e com a saúde em dia tendem a produzir mais e com mais qualidade.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre ginástica laboral, deixe sua dúvida nos comentários.

Abraço e até o próximo artigo.

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

aumentar-produtividade-profissional-sst

Meditação: como aumentar a produtividade do profissional de SST

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Cuidado! O trabalho em Altas Temperaturas pode deixá-lo infértil

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *