Talvez você não saiba, mas empresas que não implementam ginástica laboral perdem muito em produtividade e qualidade de vida e saúde dos colaboradores.
Nos últimos anos a preocupação com a saúde dos colaboradores vem aumentando, isso porque o número de afastamentos por problemas de saúde e até acidentes de trabalho relacionados com cansaço e falta de atenção aumentaram.
Já diz o ditado que “prevenir é melhor que remediar” e a ginástica laboral tem esse objetivo, de prevenir tanto doenças quanto problemas relacionados a questões físicas e psicológicas dos colaboradores.
O que é ginástica laboral
A ginástica laboral é um conjunto de exercícios realizados no trabalho, com duração entre 10 e 15 minutos, cujo objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
Os exercícios realizados são de baixa intensidade e são indicados para melhorias no sistema cardíaco, respiratório e esquelético, ajudando a reduzir o cansaço ao fim do dia, combater doenças ocupacionais, melhorar a atenção e concentração, descontrair e melhorar a disposição dos colaboradores.
Os tipos de ginástica laboral
Existem diferentes tipos de ginástica laboral, cada um com seus objetivos e benefícios.
- Ginástica preventiva: trabalha exercícios aeróbicos e anaeróbicos, e um de seus objetivos é melhorar a resistência respiratória e cardiovascular dos colaboradores;
- Ginástica corretiva: trabalha exercícios focados na ergonomia, principalmente em quem trabalha sentado ou em uma mesma posição por longo período, e um de seus objetivos é evitar doenças ocupacionais;
- Ginástica preparatória: trabalha exercícios que preparam os colaboradores para o início da rotina de trabalho, e um de seus objetivos é alongar os músculos que serão utilizados ao longo do dia;
- Ginástica compensatória: ela é uma espécie de pausa no expediente cujo objetivo é combater a monotonia, trabalhando alongamento, postura e respiração;
- Ginástica de relaxamento: realizada sempre ao final do expediente, seu objetivo é oxigenar a musculatura, proporcionando uma sensação de relaxamento para os colaboradores;
Quem pode praticar ginástica laboral
A ginástica laboral é pensada para todos os colaboradores de uma empresa, seja qual for sua função ou idade. Principalmente para os que:
- passam o dia executando tarefas que exigem muito esforço físico e mental
- realizam tarefas onde os movimentos e esforços se repetem ao longo do dia
- se movimentam pouco
- carregam peso
- realizam atividade que levam a posturas não ergonômicas
Benefícios da ginástica laboral
Com tudo o que foi lido até aqui, já se pode imaginar que a ginástica laboral proporcione muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Se os colaboradores não estiverem em suas melhores condições de saúde e qualidade de vida, as chances da qualidade no trabalho cair são muito grandes. E a ginástica laboral pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, e assim gerar vários benefícios para a empresa.
Benefícios da ginástica laboral para a empresa
- Aumento da produtividade
- Prevenção de doenças
- Redução do número de faltas dos colaboradores
- Melhoria na interação entre os colaboradores
- Melhoria no clima organizacional
Benefícios da ginástica laboral para os colaboradores
- Melhoria na saúde cardiovascular e respiratória
- Melhoria na ergonomia
- Momento de descontração e relaxamento durante o expediente
- Melhoria na autoestima
Como implementar ginástica laboral na empresa
A ginástica laboral é como um EPI e está regulamentada pela NR-17, cujo objetivo é permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Para implementar a ginástica laboral na empresa é preciso ter um profissional habilitado, que nesse caso é o profissional de educação física.
Contratado o profissional, é preciso mapear os problemas ergonômicos e analisar as atividades realizadas por todos os colaboradores, para então definir o programa de atividades.
Feito isso, é hora de colocar o programa de treinos em prática, sempre sob a orientação do profissional qualificado, pois isso garantirá a integridade física de todos os participantes.
Ginástica laboral e a legislação
A implementação da ginástica laboral nas empresas está baseada em algumas leis que tornam a prática organizada.
No art. 8º da Lei N.º 6.213, de 2005 diz:
- Art 8º. As empresas que não possuírem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA deverão constituir comissão formada por funcionários e pela direção da empresa, com o objetivo de zelar pelo controle de qualidade, da realização e da frequência das sessões destinadas à prática da ginástica laboral, adequadas ao tipo de atividade laboral exercida pelo corpo funcional.
E na Lei n° 3273, de 2019 diz que a ginástica laboral poderá ser utilizada nos serviços públicos:
- Institui atividade de ginástica laboral diária para servidores, efetivos ou comissionados, empregados, empregados terceirizados e estagiários no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A implementação da ginástica laboral além de ser uma prática amparada por leis e ter uma Norma Regulamentadora que a apoie, é uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade tanto do trabalho dos colaboradores quanto da saúde e qualidade de vida deles.
Enquanto alguns olham para a ginástica laboral como uma despesa, comece a olhar como um investimento. Afinal de contas, colaboradores bem-dispostos e com a saúde em dia tendem a produzir mais e com mais qualidade.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre ginástica laboral, deixe sua dúvida nos comentários.
Abraço e até o próximo artigo.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura