Chegou o momento de rever o ano e compreender seus acertos e erros, sucessos e situações que não foram tão bem. Hora de analisar o período que chega ao seu final e fazer planos para o futuro, que, mais do que nunca, parece estar ali pertinho (sem, na verdade, lembrar que o futuro está muito mais próximo do que o dia primeiro de janeiro, o futuro é, sempre, amanhã).
Encarar a data traz o benefício de nos forçar a fazer esse levantamento sobre os aspectos da nossa vida, sejam os pessoais, profissionais, financeiros ou sociais. Para quem tem e gerencia um negócio, é bastante produtivo avaliar os resultados da empresa no ano que termina e projetar as medidas de melhorias a serem implementadas. Como fazer isso? Confira no nosso artigo, que inclui um exemplo sobre uma Revenda de EPIs para altas temperaturas!
Saiba como avaliar os resultados da empresa no ano que termina
Quando já foi feito um planejamento oficial, o ideal é irmos verificando o desempenho ao longo de todo o ano, em datas projetadas ou diante de KPIs (indicadores de performance) previamente definidos, a fim de providenciar a solução para os problemas encontrados, no ciclo chamado PDCA (planejar, executar, checar os resultados e agir sobre eles).
Mas é recomendável, também, que independente das análises periódicas, haja a de final de ano, bem abrangente, e que vai embasar os planos para o futuro. É essencial, ainda, que os fatores imprescindíveis ao negócio sejam claros, de forma a facilitar o seu controle.
Vamos citar, como exemplo, uma Revenda de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para altas temperaturas, (como capuz forneiro, blusão aluminizado, avental barbeiro aluminizado etc.). Observe abaixo.
Exemplo de como avaliar uma Revenda de EPIs
Com certeza, um dos seus maiores desejos relacionados ao negócio é o alcance das metas traçadas e aumento contínuo das vendas (e, lógico, lucros), e o principal fator de sucesso nesse quesito é a conquista da confiança total do cliente, tornando-se praticamente insubstituível para ele. Para isso, é essencial observar certos aspectos:
- Quem é e quais são os elementos importantes para garantir a satisfação do seu cliente final?
- Como você pode surpreender o seu público alvo e ultrapassar positivamente as suas expectativas?
- Como se tornar a opção número 1 para ele?
- Você pensa no sucesso dele com o mesmo compromisso com que idealiza o seu próprio sucesso?
Assim, e como o nosso exemplo trata de uma Revenda de EPIs para altas temperaturas, podemos listar, pelo menos, os seguintes pontos diretamente associados aos propósitos do cliente :
1) Os produtos devem atender integralmente às Normas Técnicas do setor
Nesse item, haverá a garantia de que o consumidor final não terá problemas com o produto (como ser reprovado numa auditoria ou fiscalização, ter funcionário lesionado devido às falhas de fabricação ou qualidade da matéria-prima ou grande necessidade de reposição por esses motivos). Dessa forma, também será possível obter a homologação da marca, exigida em várias situações.
2) Atendimento de excelência
EPIs para altas temperaturas constituem produtos com muitas particularidades, informações específicas e características diferenciadas. Portanto, exigem um tratamento personalizado, com explicações e demonstrações cuidadosas por parte de profissionais preparados, para que nunca haja, por exemplo, a indicação de uma luva de raspa no lugar de uma luva aluminizada.
3) O suporte técnico (pós-venda!) deve ser impecável
Nada mais desagradável do que ser mal atendido após já ter concluído e pago uma compra. Um bom suporte técnico demonstra não somente a responsabilidade do fornecedor, mas também a importância que dá ao prosseguimento dessa relação. Portanto, deve ser tão eficiente quanto a própria venda inicial.
4) Os prazos de entrega devem ser os menores possíveis
Quando o fornecedor mantêm grandes estoques facilita a vida do consumidor final, que nem sempre tem espaço, programas e sistemas operacionais e logísticos para tal, preferindo comprar de quem garanta curtos prazos de entrega, o que o livra da obrigação de ter esses recursos em sua empresa.
5) Ótima relação custo x benefício
É difícil ter um cliente que não vá se importar com o preço de seus EPIs para altas temperaturas ou quaisquer outros. A maioria elabora seus orçamentos com diferentes opções de custos, por meio da disposição de equipamentos com a qualidade e especificação similares, mas com variação de valores, ou seja: o produto tem que ser bom, atender às suas funções e ter preços razoáveis.
Com as considerações acima devidamente resolvidas e apuradas junto ao cliente – utilizando-se análise minuciosa das estatísticas de vendas, pesquisas de satisfação e relacionamento próximo em que se possa conhecer desejos e necessidades, é maior a probabilidade de fidelizar o seu público e mostrar o seu diferencial, tornando-se a melhor de todas as alternativas.
Agora que você viu como avaliar a empresa no ano que termina, simplificando o planejamento do futuro, que tal colocar essas dicas em prática na sua empresa? Com certeza, elas vão proporcionar grandes benefícios para a sua Revenda em muitos e muitos anos!
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Grande abraço!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura