A ventilação industrial é mais do que um sistema capaz de melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho, é uma medida de segurança tanto para empresa quanto para os trabalhadores.
O uso desse tipo de ventilação é regulamentado pela ABNT por meio da Norma Regulamentadora 15, nos anexos 3 e 11, que tratam dos limites de tolerância para a exposição ao calor e das concentrações máximas permitidas para as substâncias químicas contaminantes no ambiente de trabalho, respectivamente.
E por haver tipos variados de ventilação industrial, criamos esse conteúdo para ajudar você, a entender não só a relação da ventilação industrial com a segurança no trabalho, mas também para saber se a empresa usa o tipo adequado.
O que é ventilação industrial?
Ventilação industrial é o processo de retirada ou fornecimento de ar por meios naturais ou mecânicos de, ou para, um ambiente fechado. Sua finalidade é limpar e controlar as condições do ar para que trabalhadores e máquinas possam operar sem prejuízos para ambos.
Segundo o especialista em ventilação industrial Alan Vrtovsek, “a ventilação industrial de fábricas é muito importante em diversos casos e precisa ser pensada exclusivamente para o local e segmento, focando o objetivo que eles pretendem alcançar”.
Isso se aplica a qualquer empresa que precisa melhorar as condições do ar no ambiente de trabalho, e alguns dos benefícios são:
- prevenção das doenças respiratórias dos trabalhadores;
- prevenção do estresse térmico;
- melhor qualidade do ar interno;
- melhoria na produtividade;
- controle de agentes químicos presentes no ambiente;
- redução no número de afastamentos por problemas respiratórios;
- prevenção de acidentes por falta de atenção devido o aumento da temperatura corporal dos trabalhadores.
Necessidades humanas de ventilação
Ventilar residências, ambientes comerciais e áreas industriais é necessário para controlar calor, odores corporais e de cozinha, fumaças em geral e demais impurezas odoríficas.
A ventilação industrial não tem como foco manter o volume necessário de oxigênio ou remover o CO2 produzido pela respiração. Segundo estudos, a sufocação por deficiência de oxigênio ou excesso de gás carbônico, originados da respiração humana, é praticamente impossível em construções não subterrâneas.
Sendo assim, a ventilação industrial está mais ligada com o controle de temperatura do ambiente e a higienização do ar para as impurezas alheias à respiração e resíduos gerados por equipamentos nas dependências industriais.
Classificação dos sistemas de ventilação
A classificação dos sistemas de ventilação é feita considerando a finalidade a que se destinam, que podem ser:
Ventilação para manutenção do conforto térmico
Ela reestabelece as condições atmosféricas no ambiente, refrigera-o no verão e aquece-o no inverno.
Ventilação para manutenção da saúde e segurança do trabalhador
Ela reduz a concentração de gases, vapores e aerodispersóides em geral que estiverem no ar e que podem ser nocivos ao trabalhador. Além disso mantém as concentrações de gases, vapores, poeiras, inflamáveis ou explosivos fora das faixas de inflamabilidade e explosividade.
Ventilação para conservação de materiais e equipamentos
Ela reduz o aquecimento dos motores elétricos e máquinas a fim de evitar deterioração.
Tipos de ventilação
Para atender à classificação dos sistemas de ventilação descritos acima existem 3 tipos de sistema.
Ventilação Natural
A ventilação natural é o movimento de ar no ambiente provocado por agentes físicos, pressão dinâmica ou temperatura, que pode ser controlado através de aberturas no teto, nas laterais e no piso.
Ventilação Geral
Também chamada de ventilação mecânica, é um dos métodos disponíveis para controle de ambiente ocupacional. Ele faz com que o ar se movimente através de ventiladores.
O ventilador pode insuflar ar no ambiente, tomando ar externo, ou exaurir ar desse mesmo ambiente para o exterior.
Essa ventilação geral pode ser para conforto térmico ou diluidora, vai depender das necessidades do ambiente e dos trabalhadores.
Ventilação local exaustora
Ela tem como objetivo captar gases, vapores e poeiras tóxicas antes que eles se dispersem no ar ou que atinjam a zona de respiração do trabalhador. Ventilar processos, operações e equipamentos que emanam poluentes para o ambiente é uma das medidas de controle de risco mais importantes.
A ventilação local exaustora também influencia no bem-estar, na eficiência e na segurança do trabalhador, já que retira uma boa parcela do calor liberado pelas fontes quentes do ambiente.
Ventilação industrial não dispensa o uso de EPIs
A ventilação industrial é uma das formas de garantir a saúde e a segurança de cada pessoa no ambiente de trabalho, e o fato dela estar funcionando bem não dispensa o uso de EPIs.
Mesmo com a temperatura do ambiente controlada, assim como os gases, poeira e demais poluentes, o uso de máscaras, luvas, aventais e ouros EPIs continua se fazendo necessário.
Ventilação industrial e EPIs fazem parte da NR-15 e juntos aumentam a segurança dos trabalhadores e da empresa, por isso, manter os equipamentos em bom estado de uso e as instalações com a manutenção em dia é fundamental pra evitar acidentes e problemas com o Ministério do Trabalho.
Nós da SUPREMA LUVAS temos um compromisso com empresas e trabalhadores, que é fornecer tanto EPIS para Altas Temperaturas quanto informações que tornem o ambiente de trabalho mais seguro. Por isso criamos esse conteúdo para você.
Aproveite toda esta informação e compartilhe suas experiências conosco, vamos adorar continuar esta conversa com você!
Obrigado por ficar conosco e até breve.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura