Manter uma temperatura corporal relativamente constante é essencial para sua saúde – se ela estiver muito alta ou muito baixa, diminui a função dos órgãos e pode até causar a morte.
Como resultado, seu corpo desenvolveu métodos para regular sua temperatura para que você possa se manter confortável mesmo em um dia quente e ou frio.
A transpiração em locais extremamente quentes ajuda a resfriar o corpo, porque a evaporação do suor libera o calor da pele. No entanto, a exposição prolongada ao calor pode levar à sudorese excessiva e sobrecarregar o corpo devido à perda de certos eletrólitos – sódio, potássio e cloreto.
A importância dos eletrólitos
Os eletrólitos em seu corpo suportam uma série de funções. As células nervosas usam eletrólitos de sódio e potássio para transmitir sinais por todo o sistema nervoso e também usam esses eletrólitos para se comunicar com os músculos.
Além disso, os eletrólitos regulam a pressão arterial e o volume sanguíneo, ajudando a manter a circulação adequada do sangue rico em oxigênio por todo o corpo.
Sintomas da perda de eletrólitos
A perda de eletrólitos e a desidratação por suor em climas quentes podem levar a cãibras de calor que afetam principalmente grandes grupos musculares das pernas – músculos da panturrilha e quadríceps.
Se a perda de eletrólito ocorrer junto com a exaustão por calor, você poderá notar outros sintomas relacionados ao estresse térmico. A exaustão por calor é caracterizada por sudorese intensa, tontura, náusea, dores de cabeça e fadiga. Você também pode notar batimentos cardíacos elevados ou cãibras musculares.
Prevenção
Você pode evitar a perda de eletrólitos reabastecendo o fluido e os eletrólitos – sódio, potássio e cloreto – perdidos ao longo do dia e minimizando a quantidade dos que foram perdidos.
As bebidas esportivas substituem eletrólitos essenciais, bem como fluidos, mas geralmente também contêm grandes quantidades de açúcar processado. Você pode evitar o açúcar consumindo fluidos naturais ricos em eletrólitos, como água de coco natural. A escolha de bebidas ricas em eletrólitos, em vez de água pura, também pode ajudar a prevenir a exaustão pelo calor.
Minimize a perda de eletrólitos e fluidos evitando exposição prolongada ao sol em dias quentes. Fique em casa durante as horas mais quentes do dia – geralmente entre 10h e 14h – ou, se precisar sair, fique na sombra.
Você também deve limitar sua atividade física para minimizar a transpiração. Guarde os exercícios ao ar livre para o início ou no final do dia, quando está mais frio, ou faça os exercícios dentro de casa.
E os trabalhadores de siderúrgicas ou outras atividades expostas a Altas Temperaturas não devem descuidar do uso de EPIs adequados: com tecido reflexivo, resistente e, de preferência, com foro de algodão antichama, assim como os conjuntos aluminizados da SUPREMA.
Tratamento e advertências
Se você suspeita que desenvolveu exaustão pelo calor ou perda severa de eletrólitos e está sofrendo de fortes cólicas, tontura ou taquicardia, procure atendimento médico imediatamente.
Um médico pode monitorar seu nível de hidratação e equilíbrio eletrolítico e administrar os fluidos intravenosos apropriados.
Você nunca deve beber grandes quantidades de água pura após suar abundantemente, especialmente se você já desenvolveu alguns sintomas de exaustão pelo calor. Adicionar mais fluido ao sistema sem adicionar eletrólitos pode levar a um desequilíbrio eletrolítico mais grave.
E se quiser saber mais sobre os Limites de Tolerância do Calor, não deixe de ler nossos outros artigos:
- Saiba quais são os efeitos do estresse térmico em trabalhadores
- Insalubridade no Mercado de EPI: você realmente sabe sobre isto?
- EPIs para Altas Temperaturas: sua importância e consequências do calor no ambiente de trabalho
- NR 15 Anexo 3: NR que fala dos Limites de Tolerância para Exposição ao Calor
- Adote essas medidas na sua empresa e mantenha o calor dentro dos limites de tolerância
Gostou desse conteúdo? Ajude-nos a trazer mais pautas para o blog que sejam úteis para o seu dia a dia. Mande-nos suas sugestões! A sua participação é sempre bem-vinda!
Te aguardo,
Abraço e até a próxima.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura