quais-riscos-trabalhadores-fundicao-estao-expostos

Quais riscos os trabalhadores envolvidos em fundição estão expostos?

O trabalho sob exposição a altas temperaturas requer cuidados que garantam a segurança dos profissionais. Avaliar os riscos e seguir as normas que regulamentam a atuação nesses espaços laborais é um grande passo para a redução de acidentes.

Mas, você sabe a quais riscos os trabalhadores envolvidos em fundição estão expostos? E quais os EPIs para Altas Temperaturas são obrigatórios para quem trabalha em fundições?

Pensando nesses questionamentos, preparamos esse artigo listando os riscos do trabalho em altas temperaturas e relacionamos os EPIs indispensáveis para a segurança ocupacional nesses ambientes. Boa leitura!

Como realizar a avaliação de riscos para trabalho em altas temperaturas?

A fundição é o processo de modelagem utilizando metais líquidos. Esse processo requer manuseio de elementos em altas temperaturas, um dos ambientes de trabalho com maior risco de acidentes no setor industrial.

Mas é possível realizar uma avaliação de riscos e tomar medidas para redução de casos de acidentes ocupacionais nesses espaços. Essa avaliação precisa ser embasada no Programa de Proteção contra Riscos Ambientais (PPRA).

Segundo esse programa, a avaliação precisa considerar os perigos do processo e analisar as mudanças necessárias para aumentar a segurança dos colaboradores. Todo levantamento deve ser documentado e avaliado com a participação dos trabalhadores expostos a tais riscos.

Treinamento para trabalho em altas temperaturas

No ambiente de trabalho em altas temperaturas, o uso de EPI é obrigatório. E o uso de todos os equipamentos e vestimentas especiais deve ser previamente treinado. Os treinamentos devem ocorrer em quatro momentos:

  1. Quando um novo profissional ingressa no setor e recebe seus equipamentos de proteção;
  2. Quando o colaborador demonstrar imperícia no uso do EPI;
  3. Quando ocorre mudanças no ambiente de trabalho;
  4. Treinamentos periódicos para atualização.

Principais riscos enfrentados por trabalhadores envolvidos em fundição

Diversos setores da indústria possuem riscos ocupacionais causados por fundição de metais. É fundamental reconhecimento dos riscos e que os profissionais estejam protegidos durante sua jornada de trabalho.

Sendo assim, apresentamos abaixo alguns dos principais riscos enfrentados por trabalhadores em fundição.

Desidratação e perda de eletrólitos

A perda de eletrólitos e a desidratação por conta da exposição a altas temperaturas  podem afetar grandes grupos musculares das pernas, já que os eletrólitos são responsáveis pela comunicação entre células nervosas e os músculos.

Queimaduras

O risco de queimaduras é sem dúvida uma das grandes preocupações de quem trabalha nesse ambiente ocupacional. Pois, além da temperatura das ferramentas e dos metais fundidos, a radiação também pode provocar queimaduras.

Intoxicação

Em espaços de fundição são utilizados diversos produtos químicos, como solventes e os próprios metais. Esses elementos podem liberar gases ou vapores que ao serem inalados acidentalmente podem causar lesões graves no sistema respiratório.

Estresse térmico

A exaustão pelo calor ocorre devido à desidratação também pode provocar desmaios e confusão mental. Não sendo tratado a tempo, ele pode evoluir para a insolação e ter desdobramentos ainda mais graves.

EPIs adequados para trabalho em altas temperaturas?

Equipamentos de Proteção Individual contra metal líquido são vestimentas obrigatórias para profissionais que trabalham expostos a  temperaturas elevadas, como nas indústrias metalúrgica e siderúrgica, onde metais dissolvidos representam riscos as suas saúdes.

Entre os EPIs obrigatórios aos profissionais que trabalham em fundições podemos citar:

Manutenção do EPI para trabalho em Fundição

Os Equipamentos de Proteção Individual adequados para trabalhos em fundição devem ser utilizado seguindo as normas de segurança. E quando não estiverem mais em condições de uso, devem ser descartadas adequadamente e substituídas.

Para reduzir os riscos de acidentes, é importante realizar avaliações permanentes  para otimização dos equipamentos e medidas de  proteção necessárias. Além disso, é importante assegurar as vestimentas adequadas e com alto padrão de qualidade.

A SUPREMA produz EPIs resistentes contra abrasão e altas temperaturas. Garanta a segurança dos profissionais da sua empresa com equipamentos de alto padrão de qualidade. Conheça a linha de equipamentos de proteção da SUPREMA e reduza os riscos para seus colaboradores.

Muito obrigado e até o próximo blogpost!

Abraços,

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

 

Posts relacionados

perda-de-eletrolitos-o-que-e-como-calcular

Perda de eletrólitos: o que é, como calcular e resolver

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *