Segurança e saúde no trabalho nunca são demais. Desde que as cidades se industrializaram e passamos a trabalhar com maquinário pesado, esse tema preocupa empregadores e funcionários. Felizmente, com o passar do tempo, adquirimos mais informação e, cada vez mais, temos melhores noções de como manter tudo nos conformes. E é justamente por esse motivo que devemos permanecer alertas, sobretudo quando lidamos com alto-forno. Por isso, os EPIs para Altas Temperaturas fazem toda a diferença, tornando-se mais que importantes, estritamente necessários para o bem-estar do trabalhador.
EPI é a sigla para Equipamentos de Proteção Individual. São todas as roupas e peças de vestuário, materiais ou produtos utilizados individualmente por cada trabalhador para eliminar ou minimizar os riscos de certos trabalhos, geralmente braçais ou de campo, evitando acidentes ou reduzindo as consequências dos mesmos, além de prevenir o contágio de algumas doenças ou outros problemas de saúde que certas exposições podem causar.
Os riscos do trabalho com alto-forno e temperaturas elevadas
No caso dos trabalhos com alto-forno, o funcionário lida diretamente com riscos de Altas Temperaturas. A primeira reação do corpo ao calor em excesso é suar bastante, o que incomoda e muitas vezes irrita a pessoa. O que nem todo mundo sabe é que o incômodo é o menor dos problemas. O suor, em si, representa a perda de líquido, que pode levar à desidratação. Por dentro, os órgãos não estão recebendo a oxigenação necessária. Essa baixa circulação de ar afeta principalmente cérebro e coração, o que pode causar desmaios. Já as faíscas e fagulhas que pulam do forno causam danos diretos à pele e aos olhos.
O manuseio de metais quentes ou aquecidos é delicado e exige muito cuidado para não causar queimaduras. E, apesar do risco de um acidente com o forno, como uma explosão ou elevação excessiva das labaredas, ser baixo, não deve ser desconsiderado. Hoje as indústrias siderúrgicas e metalúrgicas são muito mais seguras, mas o corpo do funcionário está vulnerável às chamas altas e queimaduras graves.
Entretanto, ao contrário do que muita gente acredita, não é só o contato direto com o fogo ou alguma superfície incandescente que queima a pele. O vapor quente proveniente do forno também pode causar queimaduras. Além do mais, nos expomos a doenças, desde alergias e irritações às mais graves, como câncer de pele.
EPIs para Altas Temperaturas
Felizmente, hoje temos acesso a tecnologias eficientes capazes de proteger o trabalhador desses riscos. Os EPIs para Altas Temperaturas incluem botas e Luvas especiais, Balaclavas, que protegem o corpo no caso de exposição ao fogo, Capas, Conjuntos Aluminizados e Capuzes Forneiros, que evitam a perda de temperatura do corpo e os efeitos do calor radiante, além de garantir que um eventual contato acidental com uma superfície quente não causará maiores problemas.
Além da proteção direta, os EPIs para Altas Temperaturas evitam os problemas do contato com a radiação, proveniente de todo processo químico que envolve o trabalho em alto-forno. Os riscos podem ser grandes, mas o uso de EPIs certificados podem salvar vidas e garantir a produtividade no ambiente de trabalho.
Agora, conta pra gente, você trabalha em alto-forno ou alguma outra atividade que te exponha aos riscos das Altas Temperaturas? Que outras dificuldades você enfrenta para realizar o seu ofício?
Até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura