Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis em atividades que podem colocar a saúde e a segurança do trabalhador em risco, por isso devem fazer parte do cotidiano de homens e mulheres que trabalham expostos a Altas Temperaturas.
Contudo, antes de estabelecer qual o EPI a ser utilizado por um colaborador, é preciso conhecer bem quais os riscos a que estará submetido durante a execução de sua função. Você sabe que perigos são esses? Acompanhe este post!
Tipos de Proteção dos EPIs Aluminizados
No trabalho em uma metalúrgica, por exemplo, os colaboradores estão expostos a uma série de riscos, além de acidentes. Veja os principais!
Riscos físicos
Radiação infravermelha
Esse tipo de radiação é emitida durante os processos de fusão e vazamento de metal líquido. Sem o uso de proteção adequada, o trabalhador exposto à radiação infravermelha pode ter queimaduras de pele, mucosas e olhos. Por isso, é indispensável o uso de uma Capa ou Blusão Aluminizado, luvas e capuz com visor.
Excesso de calor
A NR 15 trata justamente dos limites de tolerância ao calor para se manter o bem-estar e a integridade física do trabalhador. Contudo, nem sempre controlar apenas a temperatura do local de trabalho basta para realizar essa proteção. O calor emitido através do forno de fusão e da fundição de ligas metálicas pode causar fadiga física, desidratação e queimaduras graves. Daí a necessidade de utilizar EPIs Aluminizados que reduzam os efeitos do calor convectivo no colaborador.
Incêndios
A exposição a Altas Temperaturas pode ocasionar incêndios no local de trabalho. Daí a necessidade dos EPIs utilizados nesses locais também serem confeccionados em tecido antichama.
Acidentes
Queimaduras
Há um elevado risco de acidente por meio de respingos, projeção de fagulhas de material fundido ou derramamento desse material. Esse contato pode causar diversos ferimentos, por isso o trabalhador precisa utilizar um EPI resistente à exposição ao calor e ao contato com materiais fundidos a Altas Temperaturas.
Acidentes diversos
O uso de capuz com visor, perneiras e luvas também protegem o trabalhador de possíveis cortes ou escoriações. Por este motivo, o EPI, além de ser feito em material reflexivo, deve ser extremamente resistente para aguentar o contato com superfícies abrasivas ou cortantes, pois há o risco de acidentes provocados por peças soltas e pelo uso inadequado de equipamentos e ferramentas.
Como garantir a proteção do funcionário exposto a Altas Temperaturas?
Vale lembrar que o uso dos EPIs sozinho não garante a proteção completa do trabalhador. É preciso que os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho tomem algumas medidas como:
- treinar os trabalhadores quanto ao uso desses EPIs;
- entregá-los no tempo certo;
- monitorar o seu uso e as suas condições;
- ter planos de ação eficazes para sanar os problemas;
- promover a melhoria contínua dos processos.
Além do mais, é dever do profissional de SST garantir equipamentos de qualidade e de acordo com os riscos a que os colaboradores estão expostos. Por isso, é preciso ficar atento à escolha desses EPIs.
Por que escolher os EPIs Aluminizados da SUPREMA?
Como você pôde perceber, os EPIs Aluminizados são os mais indicados para a exposição a Altas Temperaturas, mas também quando há:
- a presença de metal fundido em forno ou concha;
- o contato com uma superfície ou metal aquecido;
- a possibilidade de uma ou mais áreas do corpo serem atingidas por respingos, faíscas ou chamas;
- a manipulação de metais fundidos;
- o risco de lesões ou escoriações por materiais cortantes.
Os EPIs da SUPREMA são confeccionados em material reflexivo (aluminizado) com um tecido misto de aramida carbono, altamente resistente, cujo material é utilizado inclusive em coletes à prova de balas e cintos de segurança.
Sem contar, que a alta resistência desse material permite o contato com metais fundidos a uma temperatura de 780°C para alumínios e 1400°C para ferros. Protegendo contra respingos e faíscas.
Além do mais, as vestimentas aluminizadas recebem um forro interno em algodão antichama, o que diminui os riscos de incêndios e torna o equipamento mais confortável para o colaborador.
Agora que você já sabe todas as indicações dos EPIs Aluminizados e como a SUPREMA se preocupa em torná-los ainda mais seguros para as atividades dos seus colaboradores, conta para a gente quais suas outras dúvidas!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Respostas de 2
Bom dia
Eu só tenho uma coisa a dizer quando tudo que esta envolvido é serio não tem como dar errado, começa na compra o melhor produto do mercado, na confecção pessoas comprometida em dar o seu melhor e sempre inovando e por final uma pessoa com um bom conhecimento para apresentar os produtos finais para as empresas.
Isso é a Suprema Luvas focada desde o inicio em tudo o que faz.
Edison
Olá Edison, boa tarde.
Obrigado por sua contribuição!
Estamos trabalhando para isto!
Abs
Pedro