Se você é praticante de esportes pode até conhecer esse EPI por outro nome. A verdade é que o Capuz Balaclava é tão versátil que acabou sendo utilizado até mesmo por praticantes de esportes como o motocross e corridas em geral.
Entretanto, fora do ambiente laboral, esse Equipamento de Proteção Individual é comumente conhecido como “touca ninja”. Sabe por quê? Devido a sua estrutura de capuz que se adapta ao formato da cabeça de quem o utiliza, deixando expostos apenas os olhos.
Mas se engana quem pensa que o Capuz de Segurança tipo Balaclava, ou Capuz Balaclava, que os pilotos usam é a mesma utilizada por bombeiros ou profissionais que trabalham com eletricidade, por exemplo.
Existe uma infinidade de Balaclavas, cada uma com sua especificidade e indicação. Por isso, antes de escolher a sua, é preciso conhecer bem para que serve cada uma! E isso você descobre lendo este blog post até o fim! Vamos lá?!
O que é a Balaclava?
De modo geral, a Balaclava é um tipo de Capuz que visa à proteção da cabeça e do pescoço do seu usuário. Normalmente, ela é fabricada utilizando-se malha de lã ou tecidos sintéticos.
A Norma Regulamentadora 6 é quem define o uso dos EPIs e, em seu ANEXO I, constam três funções principais para este EPI:
- Proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica;
- Proteção do crânio, face e pescoço contra respingos de produtos químicos;
- Proteção do crânio e pescoço contra agentes abrasivos e escoriantes.
Entretanto, é preciso deixar claro que, embora o Capuz Balaclava tenha funções semelhantes, o tipo de material utilizado na sua fabricação determinar qual profissional deve utilizá-la de forma mais eficiente.
Quem deve usar o Capuz Balaclava?
Considerado um EPI, a Balaclava tem seu uso regulamentado por lei e, por isso, é obrigatória durante a execução de atividades de risco. Pilotos de Fórmula 1, Motociclistas, Bombeiros, Brigadistas, Eletricistas e Forneiros devem fazer uso desse EPI seja pela possibilidade de exposição a chamas ou arcos elétricos.
Outra função interessante é a proteção contra insetos, quedas bruscas de temperaturas e incidência de vento dentro do capacete para os motociclistas.
Qual Capuz Balaclava é o mais indicado?
A NR 9 estabelece o PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que é quem determina quando o funcionário deve utilizar o Capuz Balaclava.
Ao antecipar o reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), deve-se planejar as medidas de controle dos riscos, elaborando ações preventivas que incluam o monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente com o registro e a divulgação dos dados para formação de um documento base e relatórios anuais.
É no momento em que todas as medidas de controle de risco já tiverem sido tomadas e não forem suficientes que entra o uso deste EPI.
Por se tratar de um EPI, o fornecimento do Capuz Balaclava deve ser feito pelo Empregador. Ficando o trabalhador responsável pela conservação do equipamento.
O que levar em consideração ao escolher uma Balaclava?
Três itens devem ser avaliados ao se considerar adquirir este EPI.
- a quais riscos você necessita de proteção;
- se o fabricante do produto é confiável;
- se a revenda ou loja de EPIs tem credibilidade.
Antes de escolher a sua Balaclava, leve em consideração a sua necessidade de proteção: para riscos de incêndios e exposição a Altas Temperaturas o ideal é um Capuz de Segurança tipo Balaclava confeccionado em material antichamas.
O Capuz Balaclava da SUPREMA, por exemplo, é confeccionado em malha de fibra de meta-aramida retardante à chama. O que garante resistência à abrasão além da proteção contra o calor.
Mas vale lembrar que é indispensável saber a procedência do seu produto para garantir a compra de EPIs de qualidade. Por isso, se você está procurando por EPIs para Altas Temperaturas, deve fazer um orçamento com a SUPREMA!
Credibilidade, compromisso com o cliente, desenvolvimento de produtos e pontualidade, fazem da SUPREMA uma das mais conceituadas empresas do segmento de fabricação de EPIs para Alta Temperatura. Conheça nossos produtos!
Estamos à sua disposição!
Abraços e até a próxima!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura