O uso do EPI Aluminizado é indispensável para garantir a segurança e saúde do trabalhador exposto a Altas Temperaturas. De acordo com as Normas Regulamentadoras, favorecer o acesso aos Equipamentos de Proteção Individual é dever do empregador, assim como garantir que o funcionário seja capacitado para utilizar o EPI de forma correta.
Contudo, é obrigação do empregado cuidar de seu equipamento para que mantenha suas características originais e permaneça em condições de uso por mais tempo, bem como é importante informar ao profissional de SST a necessidade de substituição ou reparo no EPI em caso de danos. Por isso, é preciso ficar atento ao prazo de validade dos EPIs.
Prazo de Validade do EPI Aluminizado
De modo geral, os Equipamentos de Proteção Individual Aluminizados duram, em média, cinco (5) anos a partir da data de fabricação, mas para garantir essa durabilidade, é necessário armazenar as vestimentas em local arejado, sem incidência de calor ou umidade.
Vale lembrar que é necessária a substituição do EPI quando houver ruptura ou danos ao tecido aluminizado. Daí, a importância de cuidar bem do equipamento, garantindo o prolongamento da sua vida útil.
10 dicas para aumentar a durabilidade dos EPIs Aluminizados
Separamos 10 dicas de higienização para ajudar na conservação dos Equipamentos Aluminizados. Acompanhe a seguir:
- Para a lavagem dos EPIs, prefira utilizar sabão neutro;
- A face aluminizada deve ser limpa com pano úmido;
- Não utilize alvejante durante a lavagem;
- Para melhor higienização interna, vire a peça pelo avesso e lave o forro;
- Tome cuidado para não derrubar o EPI durante a higienização, a fim de não comprometer a sua integridade;
- Seque os EPIs na sombra, para não danificá-los quando expostos ao sol;
- Nunca guarde o EPI molhado ou úmido, para não criar mofo ou outras bactérias;
- Não armazene o EPI dobrado;
- Guarde-o corretamente em local arejado e longe do calor ou umidade;
- Nunca misture os EPIs com o seu vestuário.
Outras formas de prolongar a vida útil de um EPI Aluminizado
Além da higienização, é preciso utilizar corretamente o equipamento para prolongar seu uso. O EPI precisa estar adequado ao corpo do trabalhador, de modo que este se sinta confortável ao realizar suas funções.
É preciso ainda que o equipamento seja utilizado apenas para o risco contra o qual foi indicado e por profissionais capacitados. Antes de sua utilização, o EPI deve passar ainda por uma inspeção (visual) que confirme a sua integridade.
Seguindo essas orientações, empresa e funcionário garantem não só a durabilidade dos Equipamentos de Proteção individual, mas a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Prazo de troca do EPI para Altas Temperaturas
Como já mencionamos anteriormente, é preciso substituir o EPI Aluminizado sempre que o equipamento apresentar danos ou avarias. Mas alguns fatores também podem contribuir para esse desgaste, tais como:
- o tipo de atividade desenvolvida pelo trabalhador;
- as condições ambientais em que são utilizados;
- a exposição a agentes químicos;
- o local e a forma de armazenamento;
- a utilização inadequada.
Em casos de término de sua validade, descosturas, rasgos ou excesso de sujeira, é necessário fazer a troca ou reparo da vestimenta.
Regularmente, deve-se realizar a higienização e a conservação dos EPIs para garantir o bem-estar e a segurança do trabalhador. Assim, é preciso que as orientações deste post sejam seguidas de forma que se garanta a eficiência e a qualidade dos equipamentos por mais tempo.
E você, gostou deste post? Então, agora, conta pra gente, como você cuida dos seus EPIs para que eles durem mais! Compartilhe conosco as suas melhores dicas!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura