Arch Thermal Performance Value (ATPV) é o valor em calorias (cal) por centímetro quadrado (cm²) da proteção conferida pelo tecido ao efeito térmico proveniente de um arco elétrico. Basicamente, serve para garantir que os EPIs sejam bons o suficiente para cumprir sua função.
Um exemplo dessa funcionalidade é que, se um local faz muito calor, o ATPV vai indicar uma estimativa da barreira que o tecido oferece, embora, de modo geral, quanto maior a gramatura do tecido maior a sua proteção.
Fazendo uma comparação a grosso modo para um melhor entendimento, O ATPV funciona como o fator de proteção que um protetor solar tem, dependendo dos riscos de exposição, ele varia de um nível leve a mais intenso.
Mas, vamos explicar o que é o Arco Elétrico para que você possa entender melhor.
O que é Arco Elétrico e Energia Incidente?
Arco Elétrico, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é gerado por um processo químico de ionização de gás como consequência de uma conexão elétrica entre dois eletrodos de diferentes potências (positivo e negativo), diferentes fases ou entre um eletrodo e um circuito de terra.
Costuma ser gerado devido à falha de equipamentos, ocasionando um curto circuito, o que libera uma grande quantidade de energia num curto intervalo de tempo e ainda é capaz de provocar a fusão de metais componentes dos equipamentos, tendo chance de serem lançados contra pessoas e objetos que estejam nas proximidades e, assim, causar queimaduras e combustão.
Já a Energia Incidente resulta do contato de parte do arco elétrico ou fogo repentino que atinge determinado ponto, o que costuma ser o trabalhador.
Como o cálculo é feito?
O cálculo da Energia Incidente é feito usando o Arco Elétrico. Existem alguns parâmetros para isso, alguns deles são:
- diagrama unifilar da instalação elétrica;
- tensão de alimentação;
- correntes de curto circuito;
- tempo de atuação da proteção das instalações elétricas;
- posição que o trabalhador estava no acidente.
Já para o cálculo do fogo repentino, que é mais fácil de ser realizado, é preciso saber o poder calorífico do material envolvido, ou seja, se o material conduz bem calor ou não, além de saber o tempo de atuação da chama e, novamente, a posição do trabalhador, de posse disso tudo se calcula o calor irradiado.
Todas essas informações são fundamentais para a determinação mais adequada possível da capacidade de proteção que as vestimentas especiais permitem, como um Capuz Balaclava que pode ser usado em incêndios.
Diante de tudo isso, o mais indicado para impedir um acidente de Arcos Elétricos e energias incidentes é a prevenção e utilização dos equipamentos de segurança tanto individuais quanto coletivos, além de cumprir as exigências de segurança presentes na NR 10.
Qual o papel da NR 10 e das Medidas de Segurança?
É importante entender que acidentes ocasionados por eletricidades geram queimaduras sérias e podem até ocasionar a necessidade de amputação de um membro em casos mais graves.
A NR 10 traz tabelas sobre as zonas de risco, controlada e livre, divididas em tensão nominal da instalação elétrica, raios e metros para minimizar possíveis acidentes. Ainda assim, é imprescindível a utilização de EPIs e EPCs no trabalho com eletricidade.
O estudo da ATPV está presente no Prontuário de Instalações Elétricas (PIE), realizado nas análises requisitadas e exigidas na NR 10. E cada EPI apresenta um Certificado de Aprovação (CA), assim como os EPIs para Alta Temperatura, emitido para comprovar sua qualidade e possuem especificações de gramatura e presença de tecidos especiais.
Mas, e você? Já tinha ouvido falar do ATPV? Comente se já conhecia o cálculo ou se é novidade para você!
Aproveite e acesse também outros conteúdos do nosso Blog sobre EPIs e o mercado de trabalho!
Até breve.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Respostas de 9
Muito importante a informação, e muito bem esclarecida a definição.
Obrigado por sua participação Edson!
Abraços,
Pedro
Excelente texto! Parabéns!
Ficamos felizes por sua contribuição!
Estamos à disposição!
Abs,
Pedro
Esse vai ser o tema do meu TCC, já tinha ouvido falar, mas não tão bem explicado. Obrigado por esclarecer!
Legal Igor, ficamos felizes por isto!
Abs,
Pedro
Sou modelista de roupas e a informação me ajudou a explicar para um cliente do setor de uniformes profissionais o tipo de tecido que deveria ser usado com a linha de costura meta aramida. Obrigada.
Que bom Janice!
Boas vendas.
E como é feito o cálculo?(Título do artigo)
A formula, onde está?