O papel do Técnico ou Engenheiro de Segurança e Saúde do Trabalho é fundamental para o dia a dia das empresas. É esse profissional o responsável por minimizar os riscos de acidentes no local de trabalho, ao sugerir, executar e avaliar medidas preventivas. Cabe a ele orientar a execução das atividades laborais de forma adequada e com os EPIs indicados para a sua proteção.
Mas você já parou para pensar que alguns desenhos animados precisam urgentemente de um profissional como esse? Analisando alguns episódios, percebemos que um Profissional de SST poderia ajudar não só empresários e colaboradores, mas muitos personagens de animações. Confira nossa lista e se divirta com eles enquanto nenhuma Norma Regulamentadora exige esse profissional por lá! J
5 desenhos animados repletos de acidentes de trabalho
Em meio à crise econômica, um mercado realmente tem sofrido a falta de um Técnico ou Engenheiro em SST, o ramo das animações. Não raro, é comum ver personagens desavisados subindo em vigas metálicas que são elevadas sem a proteção de um talabarte ou sendo esmagados por bigornas que insistem em cair na cabeça de outros sem capacete (se é que serviriam nesse caso).
Para dar uma mãozinha a esses personagens, separamos 5 desenhos animados que precisam urgentemente de um Técnico em SST.
1 – O Papa-léguas
Certamente, Chuck Jon, criador do famoso desenho dos estúdios Warner Bros, desconhecia a importância de um Técnico em SST ao dar vida aos personagens inspirados em animais nativos do deserto americano.
Tá, vamos combinar que o desenho não se passa dentro de uma fábrica, mas no meio do deserto recortado por inúmeras rodovias, o Coiote tenta de todas as formas capturar o Papa-léguas com ajuda dos produtos da ACME (sigla de American Company “Making Everything”, que pode ser traduzido como Companhia Americana “Faz Tudo”).
Certamente, as indústrias ACME também não possuem um Profissional de SST para supervisionar suas operações. Afinal, a grande maioria dos produtos comprados pelo Coiote ou são extremamente perigosos ou vêm com defeito de fabricação, fazendo com que o personagem muitas vezes seja esmagado, caia num precipício ou acabe explodindo.
Pobre Coiote! Pegar o Papa-léguas a gente não garante, afinal o personagem é super veloz, mas se o Coiote usasse um EPI para Altas Temperaturas, pelo menos não acabaria queimado no final dos episódios.
2 – Os Simpsons
É um Profissional de SST dentro de uma fábrica que você procura? Certamente, o Sr. Burns está precisando contratar algum! O mesquinho chefe do atrapalhado Homer Simpson é pão duro demais para contratar alguém capaz de proteger seus próprios funcionários.
Homer Simpson é pai de uma família tipicamente americana e trabalha numa usina nuclear, embora constantemente chegue bêbado ao serviço e cause inúmeros acidentes de trabalho. A própria abertura do desenho animado mostra o operário causando mais um acidente desastroso na companhia. Tá, vamos dar um desconto, às vezes, ele até aparece usando um EPI. Mas se fosse da SUPREMA, a gente dava um descontinho maior!
Outros membros, entretanto, do famoso desenho animado sequer usam qualquer EPI, como o filho Bart Simpson que vive aprontando travessuras ou os personagens do seu desenho predileto: Comichão e Coçadinha, que vivem se digladiando com as mais terríveis ferramentas.
3 – Tom e Jerry
Não dá pra falar de Comichão e Coçadinha e não associar rapidamente a Tom e Jerry. Os personagens criados pela famosa dupla Hanna-Barbera viviam se metendo em confusões.
Para quem não se lembra do desenho ou é novo demais para já ter assistido (até parece!), Tom é um gato doméstico e Jerry é um rato esperto e oportunista. Na grande maioria das vezes, Tom acaba bolando alguma armadilha mirabolante e termina o episódio derrotado e machucado (cadê seus EPIs, hein gatinho?).
4 – Pernalonga e sua turma
O famoso coelho Pernalonga também gosta muito de colocar seus amigos em encrencas, não é raro ver o Patolino, o Frajola ou o Gaginho metidos em alguma enrascada ao tentar pegar o espertinho. Nada que um bom TST não resolvesse indicando os melhores EPIs e locais para essa galera aprontar das suas.
5 – Pateta
Segundo os próprios criadores, o Pateta “era alguém que nunca soube o quão estúpido ele era. Ele pensou longa e cuidadosamente antes de tentar fazer alguma coisa, e então ele fez errado”.
É, Pateta! Pra área de SST você não servia mesmo. Mas na década de 40, foi lançada uma série de episódios do personagem no estilo de tutoriais, nos quais ele ensinava de tudo, ou tentava, inclusive construir casas.
Entretanto, sempre atrapalhado, sem orientação de um Técnico em SST e sem equipamentos adequados, o final é o mais provável, inclusive para empresas que agem como o Pateta, acidentes terríveis sempre acabam acontecendo.
Brincadeiras à parte, se você reparou, a maioria desses desenhos é de décadas anteriores ao surgimento das Normas Regulamentadoras. Logo, era realmente comum acontecerem graves acidentes trabalhistas.
Hoje, as empresas estão mais conscientes da importância de um Profissional de Segurança e Saúde do Trabalho e buscam cada vez mais investir em EPIs de qualidade. Uffaaa!
Agora, conta pra gente se você conhece algum outro desenho animado que precise de um Técnico ou Engenheiro de SST.
Até breve.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Muito interessante a analogia da Segurança no Trabalho com os desenhos animados! PARABÉNS para a SUPREMA LUVAS!
Olá Giancarlo, bom dia!
Muito obrigado pelo elogio! Estamos felizes por sua contribuição!
Vamos continuar trabalhando para alcançar o melhor!
Abs,
Pedro