Quem nunca ouviu a expressão: brasileiro tem memória curta? O fato é que acidentes de trabalho, fatais e trágicos, ganham as manchetes e desaparecem de nossa consciência coletiva após sumirem dos noticiários; os menos graves raramente ganham atenção da mídia, embora sejam os mais comuns.
Desastres industriais são acidentes de trabalho que envolvem múltiplas fatalidades. O fio comum que conecta esses acidentes: incidentes que geralmente resultam da negligência dos protocolos de segurança.
No setor manufatureiro, o risco de acidentes de trabalho é relativamente alto nas fundições. Um ambiente de fundição apresenta vários perigos no local de trabalho: físicos, químicos, elétricos e mecânicos. Acidentes de trabalho em fundições causam doenças, lesões e, às vezes, fatalidades. Outras implicações dos acidentes de trabalho são os afastamentos e a perda de tempo da produtividade.
Confira neste blogpost, 5 regras fundamentais da segurança da fundição e mantenha a si mesmo e a sua equipe a salvos.
1. Use um equipamento de segurança adequado
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são projetados para minimizar o risco de exposição no local de trabalho. Esses equipamentos de proteção vêm em várias formas e oferecem proteção da cabeça aos pés. O conhecimento da seleção e manutenção dos EPIs é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro, como o uso adequado das Luvas Aluminizadas.
2. Inspecione antes de usar
A inspeção oportuna das máquinas de fundição é fundamental para a segurança do trabalhador. Qualquer defeito ou falha no equipamento durante uma fusão ou vazamento pode ser extremamente perigoso. Antes do uso, os operadores devem verificar a condição do equipamento, paredes do forno, linhas de combustível, queimadores e equipamento de vazamento.
3. Adote boas práticas de limpeza
Boas práticas de limpeza são cruciais para prevenir lesões no local de trabalho resultantes de tropeções e quedas. Os operadores devem seguir diligentemente todas as regras de limpeza e manter o piso da fundição livre de fios e outros perigos de tropeçar.
4. Seja vigilante
A vigilância é vital na detecção precoce de acidentes e ajuda na prevenção de danos graves ao pessoal e à propriedade. O pessoal da fundição deve sempre estar atento ao ambiente. Colegas de trabalho e supervisores devem ser alertados se algo for suspeito. Por exemplo, um odor incomum pode indicar um vazamento de gás ou um vazamento de metal.
5. Treinar para promover a segurança
A segurança é uma prioridade e uma responsabilidade de todos. A comunicação eficaz e as práticas de treinamento oportunas garantem a boa saúde e segurança de todos os funcionários. O pessoal da fundição deve ser treinado no plano de evacuação da empresa e nos planos de resposta a emergências. Esses planos devem se concentrar em situações específicas, como medidas para conter um derramamento devido a falhas.
Mantendo a segurança da fundição
Acidentes de trabalho são muitas vezes um produto de negligência e práticas inseguras. Cumprir com essas 5 regras básicas é essencial para garantir a segurança da fundição.
Além de investir em treinamentos de segurança que não sejam chatos e enfadonhos, lembre-se de optar por EPIs de qualidade e procedência, como os produtos da SUPREMA. Assim, sua equipe e produção estarão seguras. Nossa equipe terá o maior prazer em te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os nossos equipamentos. Converse com a gente.
Muito obrigado por ter ficado até aqui!
Grande abraço e até a próxima.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura