Em momentos de incertezas, como o da pandemia da Covid-19, práticas que nos permitam mostrar o cuidado e a preocupação com o outro se tornam ainda mais necessárias. Mais do que passar alguns minutos dando instruções, o DDS (Diálogo Diário de Segurança) pode ser um aliado no engajamento e fortalecimento da sua equipe.
Dentre todas as medidas que são criadas na área de Segurança do Trabalho para garantir a saúde dos colaboradores, o DDS é uma das mais simples de realizar e com maior impacto. Por meio do diálogo, a empresa conversa com o colaborador e motiva a todos para a prevenção de acidentes de trabalho, segurança e saúde.
Mas você deve estar se perguntando: e como eu faço um DDS na minha empresa?
Nós trouxemos um guia para te ajudar com isso. Acompanhe a leitura!
Como funciona um Diálogo Diário de Segurança (DDS)?
O DDS é uma excelente ferramenta para buscar soluções em conjunto e alinhar objetivos dentro de uma organização. Normalmente, esses encontros ocorrem todos os dias no início do expediente e duram por volta de 5 a 15 minutos.
No entanto, nem sempre é possível reunir toda a equipe ao mesmo tempo e, nesses casos, o mais indicado é fazer reuniões com pequenos grupos. O ideal é que o DDS comece pelo profissional de SST ou por um líder, mas que se abra oportunidade para que todos falem, se assim desejarem, desde que o foco seja mantido.
É preciso que o profissional de SST escolha sempre temas com foco na segurança e saúde do colaborador e, durante esse encontro, sejam discutidas orientações sobre prevenção de doenças e utilização correta de EPIs, como o Protetor Facial para Alta Temperatura.
Vale ressaltar ainda que, quando realizado da maneira correta, o DDS tem sido muito importante e benéfico para todos os colaboradores.
Como fazer um DDS na minha empresa?
O primeiro passo para começar a usar o DDS é escrever um memorando para os colaboradores explicando o que é essa ferramenta e como ela funciona. Coloque ainda a hora e o local onde as reuniões serão realizadas, e peça a participação de todos.
Para tornar o DDS uma rotina, é importante definir um horário fixo para esses encontros. Aliás, a regularidade dessas reuniões deve ser mantida mesmo que outras atividades estejam ocorrendo no momento, como auditorias e visitas.
Quais os objetivos do DDS?
O principal objetivo do Diálogo Diário de Segurança é reunir a equipe e criar um momento para resolver dúvidas e incertezas referentes à saúde e segurança de todos. É muito importante, no entanto, que todos os colaboradores possam se sentir livres para compartilhar seus pontos de vista, sem se sentirem constrangidos ou forçados a algo.
Já no caso dos profissionais de SST, é importante que sempre tenham uma lista resumida de pontos a serem abordados para que o DDS permaneça focado e transmita um entendimento da seriedade do tema.
Ouvir seus colaboradores, entretanto, é fundamental para entender os principais pontos que precisam ser melhorados ou revisados. Lembre-se de que muitas vezes são os colaboradores que lidam diretamente com os problemas do dia a dia e podem contribuir com ideias e opiniões.
No entanto, o objetivo aqui é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Observe as dificuldades e as mudanças propostas. Depois de avaliar os pontos discutidos, convide aqueles que fizeram sugestões para uma conversa mais longa e, se possível, implemente essas ideias. Em seguida, divulgue para toda a empresa, lembrando-se de mencionar os colaboradores envolvidos e o fato de que a criação da melhoria veio de um DDS.
O que devo falar no DDS?
Cada empresa escolhe o que cobrir em seu DDS, desde que mantenha um foco consistente na saúde e segurança dos colaboradores.
Mas trouxemos alguns exemplos de tópicos:
- preparação do local de trabalho
- manuseio de equipamentos e ferramentas
- acidentes de trabalho que ocorrem na sua empresa
- cuidados de rotina
- gestão de resíduos
- técnicas de primeiros socorros
- auditorias
- comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA)
- qualidade, reposição e armazenamento de EPIs
- análises de risco
O debate se torna ainda mais rico ao trazer assuntos da atualidade para as reuniões, como acidentes graves noticiados na mídia. A discussão pode ser se o mesmo acidente poderia ter acontecido em sua empresa e o que poderia ter sido feito para evitá-lo.
Embora seja importante que a conversa seja séria, o ideal é que o ambiente seja leve e informal, usando uma linguagem simples que visa justamente permitir que os colaboradores se sintam à vontade para se expressar.
Faça deste um momento para uma boa rodada de conversa entre amigos; isso permitirá que você concentre a atenção de todos e evitará que o DDS se transforme em uma palestra enfadonha.
Quais os benefícios do DDS?
O Diálogo Diário de Segurança é uma oportunidade para os profissionais de SST e gestores aprenderem com seu time, o que significa que as relações se desenvolvem em um contexto de segurança, compreendendo o risco em cada etapa do processo.
Outros benefícios importantes desta técnica incluem:
- criação de uma cultura de segurança
- aprendizagem coletiva
- engajamento da equipe
- prevenção de acidentes
- discussão de ideias
- feedback positivo
Embora não haja um padrão de como as empresas devem manter seus colaboradores informados sobre os riscos à saúde e segurança, é importante utilizar o DDS como uma ferramenta simples, rápida e eficaz de transmitir esses conhecimentos no dia a dia, promovendo uma cultura de segurança.
Este conteúdo foi útil para você? Precisa se aprofundar em algum outro assunto de saúde e segurança, então, comenta aqui no post e deixe as suas dúvidas ou sugestões!
Um grande abraço e até a próxima.
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
Seu blog é excelente! Eu encontrei você por acaso e estou curtindo todo o site .
Agradecemos!
Abs
Pedro