profissoes-que-requerem-hidratacao

Principais profissões que requerem hidratação o ano todo

É claro que a hidratação é importante para qualquer profissional. No entanto, há alguns trabalhos que exigem muito mais do organismo que apenas ter uma garrafa com água por perto.

Em algumas funções e ambientes, no entanto, a hidratação representa um desafio significativo, bem como uma preocupação com a segurança, e não estamos falando apenas do verão.

Conheça as principais profissões que requerem hidratação o ano todo e veja se você faz parte desse grupo:

Petróleo, Gás ou Indústria Química

Você não pisará em uma plataforma de petróleo ou gás sem primeiro vestir as camadas de equipamento de proteção individual necessárias — e elas são muitas.

Em alguns casos, há um risco maior de atmosferas inflamáveis ​​que tornam necessários EPIs resistentes ao fogo, bem como luvas, botas, capacetes, óculos e outros equipamentos.

Todas essas camadas formam um conjunto muito quente. Em um dia quente, então, não demora muito para superaquecer vestindo tudo isso. Adicione ainda o fato de que muitas tarefas em plataformas e indústrias químicas envolvem muitas escadas, tubulações e vasos quentes, além de serem atividades fisicamente exigentes.

Construção civil

Existem dois fatores que tornam a hidratação um desafio para os trabalhadores da construção civil: normalmente não há muita sombra disponível e muitos dos materiais que usam emitem calor.

Muitos profissionais da construção civil costumam estar atentos à carga de material que carregam. Eles tentam minimizar a quantidade de coisas que precisam levar para cima e para baixo na escada ao longo do dia de trabalho. Não só para que possam ter uma carga mais leve e fazer menos viagens, mas também para eliminar o máximo de riscos de tropeços e acidentes possíveis.

Infelizmente, garrafas de água e bebidas com eletrólitos muitas vezes não fazem parte dessa lista. Às vezes, esses itens são deixados no caminhão ou galpão em vez de estarem por perto.

Trabalho em pavimentação

Manter-se hidratado ao fazer este tipo de trabalho pode ser um desafio devido a todo o calor envolvido para a realização das atividades.

As pavimentadoras de asfalto trabalham com material que é espalhado em alta temperatura (por volta de 180°C). O calor que sobe da mistura espalhada cria um microclima quente ao redor do maquinário, onde os trabalhadores precisam realizar suas tarefas.

Combine isso com o uso de EPIs e você pode ter, inclusive, condições de sufocamento.

Fundições

Esse é um ambiente excessivamente quente por si só, sem contar as horas de trabalho árduo que os funcionários têm de fazer.

Perigos de calor em torno de fornos e moldes exigem que um EPI específico seja usado o tempo todo. Considerando a alta temperatura ambiente, esse é um cenário de alto potencial de desidratação e estresse por calor.

Soldagem

Em termos de fatores de calor, a soldagem preenche todas as condições: EPI pesado, múltiplas fontes de calor, espaços confinados e calor ambiental.

Os soldadores precisam trabalhar sob algumas das condições mais extremas que existem. Eles podem se encontrar em um espaço minúsculo e apertado, suspensos na lateral de uma estrutura ou mesmo nas profundezas da água.

Se a economia de carga é importante para a construção civil, é duplamente importante para os soldadores, então, eles nem sempre têm uma bebida à mão. Suas chances de uma pausa para beber água podem ser poucas e distantes entre si, por isso eles precisarão de planejamento extra para evitar o estresse causado pelo calor.

Cozinhas Comerciais

As cozinhas podem ficar extremamente quentes em qualquer época do ano, e quem trabalha em uma tem que aprender a lidar com o calor.

A água geralmente está disponível para os trabalhadores da cozinha, mas a hidratação ainda pode ser negligenciada. O exemplo mais extremo provavelmente são os food trucks. Eles geralmente têm apenas um pequeno ventilador elétrico para resfriá-los, poucas pausas durante um turno e muitos eletrodomésticos ao seu redor.

Quando os clientes estão constantemente fazendo fila, os cozinheiros e chefs precisam dedicar um tempo conscientemente para repor os líquidos e manter a hidratação.

A importância de usar EPIs adequados

Independente da sua profissão, se você trabalha exposto ao calor excessivo, precisa ir além de apenas beber água de vez em quando.

Repor eletrólitos, ter pausas de descanso em um lugar mais ameno e contar com Equipamentos de Proteção Individual de qualidade são essenciais para garantir a sua saúde e segurança.

Por isso, na hora de escolher seus EPIs não abra mão de escolher um equipamento que tenha sido testado, possua o CA (Certificado de Aprovação) e tenha procedência.

Leia também: EPIs para Altas Temperaturas: sua importância e consequências do calor no ambiente de trabalho

Não coloque a sua vida e a da sua equipe em risco. Conte com os EPIs da SUPREMA! Conheça nossos produtos e peça seu orçamento!

Abraço e até a próxima.

Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura

Posts relacionados

a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais

Evolução da segurança do trabalho: da origem até as novas tendências

o-que-sao-eletrolitos-e-como-repor-1

Eletrólitos: o que são e como repor em ambientes de altas temperaturas

epis-para-alta-temperatura-conforto-termico-no-trabalho-1

Conforto térmico no trabalho: como alcançá-lo na sua empresa?

Deixe um comentário