Segundo dados de 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Entretanto, embora matematicamente falando, homens e mulheres estejam equiparados em nossa sociedade, essa equivalência não corresponde a realidade do mercado de trabalho.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), de 2017, as mulheres predominam em profissões “consideradas femininas” como empregadas domésticas, professoras, enfermeiras e assistentes sociais. Já as áreas tipicamente masculinas, como a construção civil e a logística, empregam 0,5% e 1,2%, respectivamente de mulheres.
Se analisarmos por esses dados, podemos dizer que há espaço para as mulheres na área de SST? Para responder a essa pergunta, vamos observar outros números!
Como as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho?
Desde o início da industrialização, as mulheres serviram como força motriz às indústrias. Entretanto, muitas vezes, esse trabalho era visto como uma complementação da renda familiar, cabendo às mulheres atividades de menor qualificação e remuneração.
Contudo, entre os anos 1976 e 1985, houve um aumento de quase 40% de mão de obra feminina no mercado de trabalho, o que, segundo alguns pesquisadores, já pode ser considerado como uma mudança nos valores da sociedade em relação ao papel da mulher. Mas foi o setor da terceirização da economia brasileira, com menor prestígio e salários, que abarcou a maioria desses empregos.
Já em 1985, o trabalho feminino foi ganhando espaço em áreas como a prestação de serviços (32,1%), o setor social (17,1%), o setor agrícola (18,47%), a indústria de transformação (11,6%) e o comércio de mercadorias (10,4%).
Vale lembrar que com a mudança da sociedade, as mulheres, antes vistas como complementares no papel de sustento do seu lar, em 1989 passaram a chefiar 20,1% delas.
Logo, não demorou para que as mulheres atuassem também em cargos de liderança. De acordo com a Women in Business 2018, a presença delas nesse setor cresceu de 66% para 75% em todo o mundo. No Brasil, 29% das empresas possuem postos de chefia femininos.
Há vagas para mulheres na Segurança e Saúde do Trabalho?
Segundo dados de 2015 da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, havia no Brasil 24.965 mulheres atuando como técnicas de Segurança e Saúde do Trabalho. Um número ainda pequeno, mas que vem crescendo ano a ano. Já o setor da engenharia em SST ainda continua muito masculino. São 157.169 homens contra 7.330 mulheres, ou seja, apenas 4,65% das vagas são femininas.
Entretanto, podemos definir que o mercado de SST ainda tem muito a crescer. O Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trabalho no mundo: com a terrível marca de um acidente a cada 48 segundos, e uma morte a cada 3h38. É preciso que haja políticas mais rígidas e uma conscientização de empregadores e empregados para minimizar cada vez mais esses números.
Há um longo caminho a perseguir. Mas, certamente, essa é uma oportunidade que pode ser muito benéfica para as mulheres. Afinal, além da habilidade histórica de garimpar espaço em mercados difíceis, elas têm um inegável talento nas áreas educacionais, sociais e de saúde, que pode favorecer a profissão de SST.
Vale destacar que as mulheres, de modo geral, tendem a ser mais detalhistas e atentas que os homens, além de terem grande habilidade em gerenciamento de conflitos e organização. Essas qualidades podem favorecê-las em um processo seletivo. Ou seja, o mercado de Segurança e Saúde do Trabalho é extremamente promissor para as mulheres.
E você, o que pode dizer a respeito das mulheres na Área de Segurança do Trabalho? Compartilhe sua opinião conosco, será um prazer continuar esta conversa!
Até breve!
Pedro Bezerra
SUPREMA | EPIs para Alta Temperatura
(São 157.169 mulheres contra 7.330 homens, ou seja, apenas 4,65% das vagas são femininas.)
Acho que ta invertido esse numero.
Meu caro Luan, bom dia!
Verdade, está invertido! Já modificamos!
Muito obrigado por sua contribuição!
E fique sempre conosco… bem atento 🙂
Abs,
Pedro
Resumindo: Especializou-se,atendeu àqueles pré-requisitos, o que pode impedi-las?
É isso mesmo Leandro, também acreditamos que nada pode impedi-las! E o que depender der nós, sempre vamos ajudar!
Obrigado por sua contribuição em nosso Blog!
Um grande abraço,
Pedro
Otimo conteudo parabens. Gostei do site.
Obrigado eferreira!
Abs,
Pedro